Prefeitura inaugura espaço de lazer e entrega praça em Aricanduva

O prefeito de São Paulo entregou neste domingo (16/07) um espaço inédito de lazer público na praça Benedito Lacorte, uma reivindicação de 30 anos, e vistoriou as obras de reforma de uma outra praça, a Joaquim de Barros Laborão.

Domingo na praça. Assim foi a manhã (16/07) do prefeito de São Paulo, que inaugurou um espaço de lazer inédito na praça Benedito Lacorte, na região do Aricanduva (Zona Leste), depois de ter entregue as obras de readequação de outra praça, a Joaquim de Barros Laborão. O prefeito ressaltou a importância das ações para a comunidade local, “que vivencia seu lazer na praça e nas ruas”, e disse que pretende “deixar todos os equipamentos públicos da cidade em condições de uso até o final desta gestão”.

A moradora Ignez Zonta, de 62 anos, que vive na mesma casa ao redor da praça Benedito Lacorte desde 1964, conta que a comunidade espera há 30 anos por uma praça de verdade no local. “Antes disso, era uma verdadeira bagunça: o terreno ficava cheio de lixo e mato e jogavam bichos mortos e móveis para queimar”, relembra.

Depois das obras, iniciadas em fevereiro deste ano e concluídas em maio, a comunidade ganhou uma praça gramada com quadra de futsal, jardim, pista de caminhada, mesas e bancos, e calçada com piso intertravado nos moldes do novo padrão de calçamento do Município. Neste domingo, enquanto o prefeito visitava o espaço, a quadra foi palco de uma partida de futebol entre times do bairro, com jogadores na faixa de 8 a 12 anos de idade.

Antes do previsto

Ao procurar a Subprefeitura de Aricanduva/Vila Formosa no início de 2006, reafirmando a reivindicação antiga, Ignez Zonta obteve a resposta de que o projeto da praça seria implantado até o final do ano. “Veio antes que a gente esperava, e agora ficou essa beleza que vocês estão vendo, as crianças alegres, os avós trazendo os netinhos, na hora do almoço os trabalhadores das firmas jogando bola e descansando”, comemora a moradora, que acabou por adotar a praça, através de termo de cooperação com a subprefeitura. Com a ajuda de vizinhos, ela rega as plantas, mantém o local limpo e fica de olho para que ninguém despeje entulho ou lixo.

“É muito triste ver que uma comunidade que precisa desse equipamento, porque não tem um clube particular para passar o seu final de semana, tenha demorado tanto tempo para conseguir essa benfeitoria”, observou o prefeito após conversar com dona Ignez e outros moradores.

Readequação

Antes de inaugurar o novo espaço de lazer, o prefeito entregou, oficialmente, as obras de reforma e readequação da praça Joaquim de Barros Laborão, a três quadras da Benedito Lacorte. A revitalização, que também teve início em fevereiro e foi concluída em maio, incluiu instalação de playground, jardinagem, plantio de novas mudas de árvores, e reforma da calçada. Até então, a praça era ponto de despejo de entulho.

Atendendo a pedido dos moradores, a praça ganhou também uma cruz de madeira de mais de dois metros de altura, fixada próximo à grande seringueira no centro do terreno. Isto porque a praça é o local onde, tradicionalmente, a comunidade realiza missas campais (ao ar livre).

As obras nas praças Benedito Lacorte e Joaquim de Barros Laborão foram realizadas com equipe da própria subprefeitura e custaram, ao todo, cerca de R$ 38 mil.

Endereços

Praça Benedito Lacorte - avenida Aricanduva com rua Baquiá - Aricanduva
Praça Joaquim de Barros Laborão - rua Baquiá com rua Taquatinga