Jogos de Policiais e Bombeiros começam esta semana

Começa no próximo sábado (21/7) a 17ª edição dos Jogos, pela primeira vez na América do Sul.

A partir do próximo sábado (21/7), atletas do mundo inteiro estarão na cidade para o início da 17ª edição dos Jogos Internacionais de Polícias e Bombeiros. A competição, realizada pela primeira vez na América Latina, terá atletas de vinte nações representando os cinco continentes na disputa de mais de 40 modalidades.

O evento é gerenciado pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação da Cidade de São Paulo (SEME). “Os jogos estão prontos. Os locais e todos os eventos estão confirmados e definidos.”, explica a organização.

Nações

O lançamento oficial contou com a presença de autoridades estrangeiras representando as nações que participarão dos Jogos. “O Brasil é um país muito interessante. Este intercâmbio é muito importante. Além do esporte, eles podem trocar opiniões sobre sua vida profissional”, comenta Konstantin Biryukov, representante do consulado russo. Josef Marsicek, cônsul geral da República Tcheca, também ressaltou a importância dos Jogos. “Os policiais se conhecem para trocar experiências. É uma forma nova de cooperação”, diz. A América do Sul também esteve presente no lançamento. Bulgária, Cazaquistão, Polônia, Austrália, Espanha, Argentina, México e Paquistão são algumas das nações que ambém já confirmaram presença.

Dentre os brasileiros, a maior delegação é a da Polícia Militar do Paraná, com 150 atletas. Integrantes de todas as forças de segurança das esferas municipais, estaduais e federais participarão dos jogos: policiais civis, militares, rodoviários, ferroviários, GCMs, etc.

Voluntários

Para garantir o bom andamento do evento, a SEME contará com 275 voluntários. “É um número bastante satisfatório”, explica Lúcia Santos, responsável pela inscrição dos interessados. Os voluntários irão ajudar nas cerimônias de premiação, na recepção e orientação dos atletas nos locais de competição e nos hotéis. Cada inscrito vai ajudar em até três modalidades diferentes. Sempre haverá um coordenador técnico de cada modalidade, orientando os voluntários. A maioria dos voluntários inscritos é formada por estudantes de educação física.