Prefeitura entrega reforma de creche e constrói novas escolas na Freguesia do Ó

Em 2006, serão mais 32 novas escolas, sendo 15 CEIs, 12 EMEIs e cinco EMEFs. Estima-se que essas novas escolas vão gerar cerca de 20.880 novas vagas.

O prefeito de São Paulo entregou oficialmente, nesta terça-feira (18/07), uma creche totalmente reformada e vistoriou as obras de duas novas escolas na Freguesia do Ó, zona Norte da cidade. "Nossa visita na região é no sentido de acompanhar a execução da construção de novas unidades para que possamos eliminar os terceiros turnos nas escolas até o final desta gestão", disse.

Até junho de 2006, foram inauguradas 12 novas escolas, sendo quatro CEIs (Centros de Ensino Infantil), seis EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil) e duas EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental). Essas escolas ampliaram em 9.040 o número de vagas na rede municipal de ensino. Em 2006, serão mais 32 novas escolas, sendo 15 CEIs, 12 EMEIs e cinco EMEFs. Estima-se que essas novas escolas vão gerar cerca de 20.880 novas vagas.

A primeira escola visitada pelo prefeito foi o CEI Jardim Vista Alegre, na Rua Ibiraiaras, 200, que tem sete salas com capacidade para 163 crianças de zero a três anos e onze meses. A unidade teve a parte hidráulica e elétrica totalmente reformada e recebeu pintura externa e interna. As dependências receberam adequações e novo mobiliário para melhor atender aos alunos. A reforma do CEI Jd. Vista Alegre foi iniciada em setembro de 2005.

O prefeito acompanhou também as obras de construção de outras duas novas escolas de ensino fundamental (primeira a oitava série): da EMEF Jd. Guarani e a da EMEF Jd. Damasceno. Na primeira unidade, as obras estão em fase de concretagem da laje. A escola, de 2.240 m², vai oferecer 1.680 vagas em 16 salas de aula.

Já as obras na EMEF Jd. Damasceno estão na fase inicial de implantação - o terreno está em processo de terraplanagem. A unidade deverá ter 2.180 m², com 12 salas de aula para 1.260 alunos e contará com laboratório de informática e sala de leitura. As obras, iniciadas em junho/2006, devem ser finalizadas entre abril e maio de 2007.

De acordo com o prefeito, as novas escolas fazem parte das prioridades desta gestão de atender toda a demanda, e ainda permitir a ampliação do atendimento pelo programa de pós-escola - São Paulo É Uma Escola - nos CEUs (Centros Educacionais Unificados) e nos Clubes da Comunidade (antigos CDMs), e também para substituir todas as escolas de lata.