Corredor Rebouças/Consolação vai ganhar faixa preferencial para motos

Campanha educativa prevê estimular a convivência pacífica entre o motorista e o motociclista e sugere uma ''Faixa Cidadã'' preferencial para motos. Motorista que não aderir ao modelo não será multado.

O prefeito de São Paulo participou, nesta terça-feira (18/07), na sede da Prefeitura, da apresentação do Projeto “Faixa Cidadã”. A campanha educativa, criada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), visa diminuir o número de acidentes com motocicletas que circulam entre as faixas de trânsito e estimular um comportamento cidadão entre motoristas e motociclistas.

“Sabemos que não há espaço físico para, de forma generalizada, promover soluções de faixa exclusiva para motos. Por isso, estamos implantando a Faixa Cidadã, que é uma faixa preferencialmente utilizável pelas motos. O que estamos propondo é um acordo social de convivência pacífica entre o motorista e o motociclista”, disse o presidente da CET. A medida foi autorizada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que solicitou relatórios da experiência para estudar sua viabilidade em outras regiões do País.

A campanha educativa não prevê multas para os motoristas que utilizarem a "Faixa Cidadã" e busca desencorajar os motociclistas a andarem entre os carros. "Esse será um corredor de uso misto de carros e motos, que a Prefeitura deseja estimular para que seja usado preferencialmente por motociclistas", explicou o prefeito. “Tenho convicção que essa medida, em um dos mais importantes corredores da cidade de São Paulo, servirá de referência para que possamos o mais breve possível implantar o projeto nos demais corredores”, completou.

A cidade de São Paulo tem aproximadamente 180 mil motociclistas profissionais. Hoje esse número corresponde a 10% do total da frota de veículos. A “Faixa Cidadã” começa a ser utilizada na próxima segunda-feira (24), no corredor das avenidas Eusébio Matoso e Rebouças e da rua da Consolação (ao todo são 6,6 Km). Segundo estudo da CET, esse corredor recebe em média 1.500 motos por hora nos horários de pico.

Proteção à vida

Um conjunto de sinalizações verticais e horizontais já está sendo implantado nas vias para orientar os motociclistas a circularem de maneira concentrada na segunda faixa da esquerda, ao lado da faixa do ônibus. Para o secretário dos Transportes, a medida é uma ação em favor da vida, pois enquanto as pessoas não se conscientizarem de que são co-responsáveis pelo trânsito, o resultado dessa iniciativa será sempre limitado.

Na ocasião, também foi divulgado pela CET um relatório com dados de mortes no trânsito registrados na cidade de São Paulo em 2005. Os dados estatísticos, fornecidos pela Secretaria de Segurança Pública em parceria entre a Prefeitura de São Paulo e o Governo do Estado, permitem à CET gerenciar os riscos e causas de acidentes de trânsito, como também, subsidiar estudos e adotar medidas voltadas à melhoria das condições de segurança no tráfego de pessoas e de veículos.

Em 2005, foram registradas 1.505 mortes decorrentes de acidentes no trânsito, sendo 748 em atropelamentos e 757 em acidentes envolvendo um ou mais veículos. A média é de 4 mortes por dia, O grande número de motos causou um aumento também no índice de acidentes: 23% das mortes no trânsito foram de condutores ou passageiros de motocicletas.

As marginais Tietê e Pinheiros, a avenida Senador Teotônio Vilela e a Estrada do M’Boi Mirim são as recordistas em número de acidentes. O levantamento realizado pela CET é feito com base em dados obtidos do Instituto Médico Legal (IML) sobre as vítimas de mortes no trânsito.

Preocupação com o pedestre

A CET divulgou que continua realizando o trabalho de revitalização de ruas e avenidas do município. Só no primeiro semestre, 206 vias foram entregues com sinalização novas, totalizando 240.868 m2 de pintura de solo. Em 2004, por exemplo, foram feitos 48.666 m² de sinalização. Até o final deste ano, provavelmente serão 500 mil m2 de sinalização horizontal.

Segundo o diretor de Operações da CET, este é um serviço de suma importância, principalmente para o pedestre. "A sinalização horizontal, além de ordenar os veículos em faixas de rolamento, garante ao pedestre a possibilidade de uma travessia segura em vias de trânsito intenso", comenta.