Jogos Internacionais em contagem regressiva

Faltam poucos dias para começar a XVII edição dos Jogos, a primeira na América Latina.

A partir de 21 de Julho, até 1º de agosto, a cidade de São Paulo será palco dos Jogos Internacionais de Policiais e Bombeiros. Na 17.ª edição, o evento acontece pela primeira vez na América do Sul e é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (SEME) com a Confederação Brasileira de Esportes de Policiais e Bombeiros e a Secretaria Estadual da Juventude, Esportes e Lazer de São Paulo.

Além das tradicionais práticas esportivas como vôlei, basquete, futebol, tênis, futsal, vôlei de praia, ciclismo, atletismo, meia-maratona, corrida cross-country, natação, boxe, lutas marciais, xadrez, sinuca, também haverá premiações para outras modalidades próprias do treinamento policial, como disputa do soldado/bombeiro mais resistente, provas com o uso de mangueira de bombeiro, etc.

A disputa das modalidades acontecerá em mais de vinte locais, entre eles o Complexo Constâncio Vaz de Guimarães, no Ibirapuera, o Centro de Práticas Esportivas (CEPE) da USP, o Complexo Desportivo Baby Barioni e o estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu.

Com a presença confirmada de mais de 1,2 mil atletas, o dia 21 de julho, próxima sexta-feira, está reservado para o credenciamento dos participantes, a partir das 9h, no Hotel Gran Mercury, na Rua Joinville, 515, zona sul da cidade.

A abertura oficial dos Jogos será no dia 22 de julho, próximo sábado, a partir das 16h, no Ginásio Geraldo José de Almeida (Ginásio do Ibirapuera), localizado na rua Padre Manoel de Nóbrega, 1361. A abertura será uma “grande festa” para recepcionar os atletas estrangeiros e pretende mostrar um pouco da cultura brasileira, a miscigenação de raças, nossas músicas e nosso povo.

Confira a Programação da Abertura

- Abertura – Mestre de Cerimônias
- Desfile das Delegações
- Execução do Hino Nacional pela banda da Polícia Militar, com a participação do Coral da Guarda Civil Metropolitana
- Hasteamento da bandeira nacional
- Entrada do fogo simbólico e acendimento da pira olímpica
- Juramento dos atletas
- Saudação e declaração de abertura dos jogos
- Apresentação de grupos representando a cultura brasileira: Bailado Joinville Lepont, Capoeira Mestre, Tigrão, Bumba-meu-boi, Escola de Samba X-9
- Encerramento