CET revitaliza sinalização horizontal de vias em toda a cidade

Só no primeiro semestre, 206 vias foram entregues com sinalização nova, totalizando 240.868 metros quadrados de pintura de solo. Confira, por regiões, o trabalho realizado neste primeiro semestre de 2006.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) continua realizando o trabalho de revitalização de ruas e avenidas do município. Só no primeiro semestre, 206 vias foram entregues com sinalização nova, totalizando 240.868 metros quadrados de pintura de solo.

Este número, em comparação com o mesmo período de anos anteriores, representa um aumento substancial. Confira o espaço revitalizado, ano a ano:

Ano - Sinalização Horizontal realizada no 1º Semestre
2001 - 52.265 m²
2002 - 141.787 m²
2003 - 48.457 m²
2004 - 48.666 m²
2005 - 10.214 m²
2006 - 240.868 m²

A sinalização horizontal das vias garante mobilidade com segurança em locais potencialmente perigosos devido ao aumento na circulação de veículos ou de pedestres. Como a cidade vive um crescimento constante, novas demandas são geradas no tráfego a todo momento, o que torna a pintura de solo um fator importante e eficaz no seu ordenamento.

Segundo o diretor de Operações da CET, este é um serviço de suma importância, principalmente para o pedestre. "A sinalização horizontal, além de ordenar os veículos em faixas de rolamento, garante ao pedestre a possibilidade de uma travessia segura em vias de trânsito intenso", comenta.

Confira abaixo um resumo de ações feitas em cada região:

Centro

Na área central da cidade, 30 vias foram recuperadas. Avenidas como Angélica e Paulo VI, além de ruas como Augusta, Consolação e Sete de Abril, passaram por reformas.

A avenida Brigadeiro Luiz Antônio teve 2.300 metros revitalizados em suas quatro faixas. Nesta avenida, 39 faixas de pedestres foram pintadas.

Houve ainda recuperação total na rua Treze de Maio (1.950 metros e 23 travessias de pedestres), avenida Angélica (2.500 metros e 86 travessias repintadas) e avenida Higienópolis (mil metros como a repintura de 20 faixas de pedestres).

Norte

Na Zona Norte, 23 vias foram revitalizadas. Uma delas foi a Avenida Olavo Fontoura, que recebeu sinalização horizontal no sentido centro em seus 2130 metros, que redefiniu as três faixas de rolamento e foram pintadas seis faixas de travessia de pedestres.

Na avenida Imirim, a sinalização foi realizada em um trecho de 1.300 metros, com duas faixas por sentido e recuperação de 14 travessias de pedestres. Outras avenidas importantes da Zona Norte também foram recuperadas, como a Raimundo Pereira de Magalhães e a Itaberaba, além do entorno da praça Campo de Bagatelle.

Sul

A Zona Sul recebeu a recuperação viária em 43 vias. Entre elas, as avenidas Professor Abraão de Moraes, Nossa Senhora do Sabará, estrada da Colônia e marginal Pinheiros.

A avenida Guilherme Dumont Villares, por exemplo, recebeu a sinalização em toda sua extensão (2.900 metros) nos dois sentidos, ficando definidas duas faixas de rolamento por sentido, 13 faixas de pedestres e um zebrado "Não Feche o Cruzamento" junto a avenida Francisco Morato. A avenida recebeu ainda a implantação de uma minirrotatória.

Também na avenida Guido Caloi a sinalização foi executada em toda extensão (3.000 metros). A CET recuperou quatro faixas de travessia de pedestres na via.

Na avenida Nossa Senhora do Sabará, 2.700 de seus 6.400 metros foram revitalizados. Nesta avenida, de três faixas de rolamento por sentido, a CET recuperou 26 faixas de pedestres.

Oeste

A recuperação atingiu 45 vias na Zona Oeste. As avenidas Queirós Filho e Sumaré, além da Rua Cerro Corá passaram por reformas.

A avenida Brasil passou por um revitalização total (2.400 metros) nas 6 faixas de rolamento (3 por sentido), 86 travessias de pedestres foram recuperadas e implantada nova sinalização vertical. O mesmo aconteceu com a avenida Sumaré: em seus 2100 metros, teve 33 travessias repintadas.

Leste

A Zona Leste foi a mais beneficiada com o plano de revitalização: 65 vias foram contempladas, incluindo algumas de grande importância como avenidas São Miguel, Aricanduva, Sapopemba e Estrada do Iguatemi.

Na avenida Marechal Tito, 2.550 metros de via foram revitalizados em três trechos distintos. Face sua extensão, existe uma variação no número da faixas de tráfego conforme o trecho, a CET, no entanto, recuperou na avenida 28 travessias de pedestres.

Já a avenida Aricanduva, com seus 12 quilômetros de extensão e 3 faixas de rolamento por sentido, teve 7,5 quilômetros revitalizados no sentido São Mateus e 4,5 quilômetros no sentido marginal. Ali foram 33 travessias de pedestres recuperadas.