Interlagos promove corrida de 500 km

A prova, com quase cinqüenta anos, já é data tradicional no calendário automobilístico nacional.

Enfrentar uma corrida de automóvel com 500 km de extensão é algo que nem os pilotos de Fórmula 1 fazem normalmente. Mas no Brasil, vários competidores já estão se preparando para um tradicional desafio com essa expressiva quilometragem, realizado há quase cinquenta anos no Autódromo José Carlos Pace, em São Paulo.

A 25ª edição dos 500km de Interlagos está agendada para a segunda-feira dia 31/7 e, como nos anos anteriores, vai ter outros eventos incluídos na programação, como o Festival de Regularidade, a Corrida de Carros Antigos, além da primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Marcas. A grande novidade é que a prova também fará parte do Brasileiro de Endurance.

Com uma grade de horários cheia de atrações, o público terá carros na pista o tempo inteiro. O início das atividades oficiais está previsto para o dia 29/7, sábado, com a realização dos treinos livres. Mas como o regulamento não impede testes, o circuito paulista deve receber sessões extras desde o início da semana da corrida.

A prova dos 500km surgiu em 1957 para integrar o calendário das comemorações de 7 de setembro e divulgar a industria automotiva brasileira. Quinze das dezesseis primeiras edições foram realizadas no anel externo do antigo traçado de Interlagos, que tinha como principal característica a velocidade pura.
Disputada no traçado atual desde 1997, o enfoque dos 500 km de Interlagos passou a ser a busca pelo equilíbrio entre a velocidade do carro — que varia de protótipos a modelos de turismo de várias cilindradas — e a resistência do equipamento.

A lista de participantes inclui grandes nomes do esporte a motor como Fritz D'orei, Camilo Christófaro, Chico Landi, Luiz Pereira Bueno, José Carlos Pace, Bird Clemente e Wilson Fittipaldi, a maioria com passagem pela F-1. Os maiores vencedores da história são Celso Lara Barberis (1957, 1959 e 1961) e Luiz Pereira Bueno (1966, 1970 e 1971), com três conquistas cada.

Serão aproximadamente quatro horas de disputa e mais de cem voltas no traçado de 4.309 metros de Interlagos, atualmente administrado pela São Paulo Turismo — anteriormente, o comando do autódromo pertencia à Secretaria Municipal de Esportes, Lazer.