Parceria do projeto "Caravanas do Conhecimento" leva crianças ao interior

Alunos das EMEFs Frei Antônio de Sant'ana Galvão, Oliva Irene Silva e Marcos Mélega foram conhecer os municípios de Clementina, Miguelópolis e Pontes Gestal. Eles participam do programa com outros 1.600 alunos da Rede Municipal de Ensino.

Cento e vinte alunos e doze monitores da Coordenadoria de Educação do Jaçanã/Tremembé viajaram para o interior paulista nestas férias de julho.

Alunos das EMEFs Frei Antônio de Sant'ana Galvão, Oliva Irene Silva e Marcos Mélega foram conhecer os municípios de Clementina, Miguelópolis e Pontes Gestal. Eles participam, com outros 1.600 alunos de toda a Rede Municipal de Ensino, do programa "Caravanas do Conhecimento - Redescobrindo o Interior", que leva alunos do Estado e município ao interior e litoral.

Os alunos da EMEF Frei Antonio de Sant'ana Galvão tiveram uma alegria a mais. Por viverem em um conjunto habitacional que pegou fogo recentemente, receberam do Rotary Clube de São Paulo/Jaçanã a doação de um kit contendo cobertor, toalha de banho, travesseiro, materiais de higiene pessoal e uma mochila. "Essa doação foi para garantir uma estadia mais tranqüila e prazerosa aos alunos", disse a coordenadora de Educação, Lourdes da Silva Freitas.

A viagem começou às 8h em ponto de segunda-feira (17/07), e o retorno dos alunos está previsto para o dia 22. "É uma oportunidade para que nossos alunos se divirtam, tenham novos encontros e vivências diferenciadas de forma sadia e enriquecedora", disse Lourdes.

Sobre o programa

O programa "Caravanas do Conhecimento - Redescobrindo o Interior", agora em sua 22ª edição, existe desde 1984. É coordenado pelo Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam), organismo ligado à Secretaria de Estado de Economia e Planejamento.

Em julho de 2005, por iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, pela primeira vez, 14 delegações de escolas da rede municipal de ensino - num total de 560 alunos - embarcaram rumo ao interior do Estado. Isso só foi possível porque um acordo entre Prefeitura e Governo do Estado permitiu que os alunos da rede municipal fizessem parte do programa.

Os alunos conheceram cidades como São Sebastião da Grama, Queluz, Sandovalina, Bocaina, Vargem Grande do Sul, Severínia, Guapiara, Espírito Santo do Turvo e Boituva.