São Paulo recebe campeonato mundial de Taekwondo

Disputa vai de sexta a domingo (21 a 23) e traz 1,7 mil atletas para 2,1 mil lutas em um dos maiores eventos do esporte no mundo.

Começa nesta sexta-feira (21/7) o Brazil Open Taekwondo Championship, maior campeonato da categoria na América Latina, que acontece em São Paulo. Com apoio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (SEME), atletas de todo mundo desembarcam no município para disputar até domingo (23/7) aquele que é o quinto maior campeonato de Taekwondo no mundo.

Coréia, Japão, Estados Unidos, Chile, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia são apenas algumas das delegações que já desembarcaram em São Paulo. Mais de 1,7 mil atletas lutarão no torneio. No primeiro dia de competição (sexta-feira) apenas atletas nacionais concorrem no Campeonato Brasileiro de Taekwondo nas categorias Infantil, Juvenil e Master. No sábado (22/7) e domingo (23/7) acontece o Brazil Open, com as disputas internacionais. No total, serão mais de 2,1 mil lutas durante os três dias de disputa.

E é na sexta-feira que acontece o ápice do evento, a partir das 16 horas. Junto com o encerramento do campeonato brasileiro, acontece a cerimônia de abertura da disputa mundial. Além da presença das delegações estrangeiras, outras atrações estão confirmadas. “O Mestre Nam também já confirmou presença. Ele é o maior demonstrador de taekwondo no mundo. É coreano e está no país exclusivamente para o Brazil Open”, explica Fabrícia Aleixo, diretora de relações públicas da Fetesp (Federação de Taekwondo do Estado de São Paulo). O demonstrador é diretor da seleção coreana (maior potência do esporte no mundo) e da União Asiática de Taekwondo.

Na disputa dos títulos no campeonato brasileiro, São Paulo é o estado favorito. “Os grandes atletas do taekwondo no Brasil estão em São Paulo. A maioria deles também integra a seleção brasileira que está inscrita no Brazil Open”, ressalta Flávio S. Joo Bang, diretor técnico da Fetesp.

A cerimônia de abertura e todas as lutas do brasileiro e do mundial serão disputadas no Ginásio do Círculo Militar, que fica na rua Curitiba, 130, no bairro do Ibirapuera, zona sul da cidade (próximo ao Ginásio do Ibirapuera). O evento está programado para acontecer das 9h às 18h, nos três dias. A entrada é gratuita. Outro aspecto interessante é que a organização do evento disponibilizará um caligrafista de escrita coreana, para escrever os nomes dos interessados (atletas ou não) em idioma coreano, como uma forma de integração cultural ainda maior. O serviço também é gratuito.