CET lança projeto "Faixa Cidadã" nesta segunda

Iniciativa busca diminuir o número de acidentes com motociclistas e incentiva a circulação em uma única faixa de tráfego.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) lança nesta segunda-feira (24/07), o Projeto "Faixa Cidadã", cujo objetivo é diminuir o número de acidentes com motocicletas que circulam entre as faixas de trânsito e estimular um comportamento cidadão entre motoristas e motociclistas.

Atualmente, em São Paulo, a motocicleta produz mais vítimas no trânsito que qualquer outro tipo de veículo. No ano de 2005, a participação das motocicletas na frota do município foi de 10%, mas a participação nos acidentes foi de 22%.

Uma das razões para o grande número de acidentes envolvendo motocicletas é a conduta dos motociclistas, que circulam entre as faixas de trânsito, o que os posiciona em geral no "cone cego" dos retrovisores (posição onde motoristas não conseguem visualizar os motociclistas) e faz com que apareçam repentinamente para os motoristas dos autos. Além disso, as motos podem ser fechadas pelos automóveis em razão de qualquer desvio de posição.

Com essa iniciativa, a CET pretende incentivar a circulação do motociclista em uma única faixa de tráfego, tornando-os mais visíveis. A circulação na faixa de trânsito, e não entre faixas, aumenta a segurança do motociclista, evitando que um automóvel intercepte sua trajetória, a segurança do pedestre, que não será surpreendido por uma motocicleta circulando entre os veículos, e diminui o desgaste de motoristas e motociclistas com a tensão de dirigir em situação de risco iminente, promovendo um ambiente menos violento no trânsito.

O lançamento do projeto envolverá campanha de divulgação nas vias, com distribuição de 300.000 folhetos nos principais cruzamentos. Deverão também ser enviados 500 cartazes de divulgação do projeto às empresas de motofrete.

As avenidas Eusébio Matoso, Rebouças e rua da Consolação apresentam em média 1.400 motos por hora em períodos de maior movimento. Numa segunda etapa, está previsto a expansão do projeto para a avenida Francisco Morato.

Sinalização implantada

Para destacar a "Faixa Cidadã" foi definida a cor lima-limão, que será utilizada nas placas de indicação e na sinalização horizontal, a cada 200 metros em média.

As placas de orientação estarão afixadas ao longo dos dois sentidos das vias, sendo 13 para indicar a "Faixa Cidadã" e 13 para orientar o motorista não circular entre faixas.