Prefeito abre encontro internacional sobre a qualidade do ar em São Paulo

Conferência ''Ar Limpo para a América Latina'', realizada no Palácio das Convenções do Anhembi, reúne especialistas de cerca de 20 países.

A cidade de São Paulo sedia, até a próxima quinta-feira (27/07) a Conferência ''Ar Limpo para a América Latina''. O evento, aberto na manhã desta terça-feira (25) pelo prefeito no Palácio das Convenções do Anhembi, contou com a presença do governador Cláudio Lembo, de Juan Lopes Silva, representante do Banco Mundial, Victor Zveibil, secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, representando a ministra Marina Silva, entre outras autoridades.

Segundo o prefeito, a cidade de São Paulo tem diversos programas para controle da poluição e melhoria da qualidade do ar, em especial, a implantação de ciclovias pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, e o controle de emissão de poluentes e melhoria do fluxo de tráfego de veículos, realizados pela Secretaria dos Transportes e CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). “A cidade tem investido bastante na área dos transportes públicos, implantando novos corredores de ônibus e semáforos inteligentes, que contribuem para melhorar a qualidade do ar. Também vamos retomar, gradualmente, o programa de controle de emissão de poluentes, começando pela frota pública e os táxis”.

O evento, realizado em parceria pelo Banco Mundial, pela Prefeitura de São Paulo e pelo Instituto do Ar Limpo vai promover debates entre gestores de políticas públicas, especialistas em transporte, planejamento urbano, meio ambiente e energia e representantes da comunidade para propor alternativas para a melhoria da qualidade do ar.

Também serão conhecidas experiências de outros países da América Latina, num intercâmbio de ações que efetivamente melhorem a qualidade do ar nas grandes cidades. Apóiam a Conferência o Fundo Global para o Meio Ambiente e entidades nacionais e internacionais. As palestras e debates são realizados das 8h30 às 19h, no Anhembi.