Prefeito vistoria obras, entrega UBS reformada e inaugura Telecentro em Campo Limpo

A inspeção de obras nas áreas de Infra-estrutura e Saúde, a capacitação para ampliação e a construção de um novo CEU também foram algumas das atividades do prefeito na primeira operação do ''Prefeitura Presente'' em Campo Limpo.

ATUALIZADA ÀS 17H30 - Entrega de UBS (Unidade Básica de Saúde) reformada e ampliada, de uma praça e de um Telecentro, inspeção de obras de infra-estrutura e capacitação para ampliação e a construção de um novo CEU (Centro Educacional Unificado). Essas foram algumas das atividades do prefeito de São Paulo ao longo da manhã desta quarta-feira (26/07) na primeira operação do "Prefeitura Presente" em Campo Limpo, Zona Sul da capital.

"Nossa visita mostra a preocupação da Prefeitura de São Paulo com a manutenção de equipamentos públicos e, mais do que isso, com a instalação de novos equipamentos na área da saúde e da educação", disse o prefeito. "As UBSs que visitamos hoje estão sendo reformadas e ampliadas, fazendo, em alguns casos, com que elas tenham um funcionamento semelhante ao das AMAs (Assistência Médico Ambulatorial), que oferecem um atendimento mais completo".

As intervenções da Prefeitura na região vão beneficiar cerca de 350 mil pessoas e ampliar o atendimento nas áreas de saúde, educação e cultura. O prefeito também conversou com lideranças de entidades locais, entre elas o Fórum Capão Redondo, a Associação Amigos do Bairro Chácara Santa Maria e o Instituto Padre Josino, e assegurou que irá estudar as três principais reivindicações apresentadas: a construção de mais um CEU e de um Centro de Saúde e Referência da Mulher em Capão Redondo, e a extensão da avenida Carlos Caldeira Filho.

Saúde em Campo Limpo

A “Prefeitura Presente” no Campo Limpo começou às 8h30, com a entrega da UBS Jardim Comercial reformada e ampliada. A unidade trabalha exclusivamente no Programa Saúde da Família (PSF), e atende cerca de 800 pessoas por dia. No local, além do atendimento básico, será possível realizar pequenas cirurgias. O espaço foi ampliado, passando a contar com mais dois consultórios e um auditório, numa reforma realizada em curto período e de baixo custo: R$ 88 mil.

A segunda atividade do dia foi a vistoria às obras de ampliação da UBS Parque Fernanda, que terá, depois da reforma, 10 novos consultórios - atualmente são 4 consultórios. A UBS passará a contar com mais 520 m² de área construída, onde será possível realizar novos procedimentos, como inalação.

Em seguida, o prefeito acompanhou o trabalho desenvolvido pelo subprefeito no programa “Mais Vielas para Campo Limpo”, que entregou, em noves meses, 33 vielas interligando ruas de grande circulação de pedestres. A viela Toninho Guerreiro será pavimentada e terá três lances de escadas para ligação entre as ruas Perobeiras e Capannori, encurtando o acesso a duas escolas e duas UBSs.

CEU e Telecentro

A visita à área de construção do CEU Feitiço da Vila, que é uma das cinco novas unidades anunciadas pela atual gestão em novembro passado, foi o quinto evento do dia. A nova unidade deverá oferecer 840 vagas para educação infantil, 1.700 no ensino fundamental e 150 na creche. No total, serão 2.690 novas vagas à comunidade. A previsão da Secretaria de Infra-Estrutura Urbana e Obras é entregar o bloco pedagógico até fevereiro de 2007.

Do CEU o prefeito seguiu para outra inspeção, nas obras de emergência às margens do córrego Água dos Brancos, trecho da rua da Calma, no Jardim São José. Após mais de três horas de atividades em Campo Limpo, o prefeito entregou a praça Terras de Bouros, que faz parte do programa “Vida na Praça” para revitalização de áreas públicas. Por volta de 12h, o prefeito cumpriu o último compromisso da operação “Prefeitura Presente”, com a inauguração do Telecentro Lar Batista.

O Telecentro é a décima unidade entregue em 2006 e está equipado com 20 computadores e uma impressora a laser. A estimativa é que 4.680 pessoas sejam atendidas por mês. "É muito gratificante para a Prefeitura estabelecer parcerias que promovem a inclusão social e também agregam tecnologia, educação e o acesso ao mundo digital para segmentos que são carentes dessas oportunidades", concluiu o prefeito.