Confira um balanço das competições do Arena no Vale

Área de esportes montada no Vale do Anhangabaú deve voltar a funcionar entre setembro e outubro.

Depois de dois meses repletos de atividades, a arena esportiva montada no Vale do Anhangabaú ganhou um merecido período de descanso. Afinal de contas, do dia 13 de maio ao dia 9 de julho a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Cidade de São Paulo promoveu cinco campeonatos de futebol society e um evento de caráter esportivo-social na chamada Arena no Vale, espaço que movimentou milhares de pessoas por meio de uma paixão nacional: a bola.

Em sua segunda edição, o torneio Motogol reuniu 30 equipes, formadas por integrantes da classe dos motofretistas, mais conhecidos como motoboys. Foram disputados 58 jogos e marcados 480 gols, numa média de 8,27 por partida. O novo campeão foi definido no domingo passado, mesmo dia da final da Copa do Mundo. Numa decisão por pênaltis, o Ney Express desbancou o Street Tiger por 3 a 2 e levantou a taça.

Outra competição que ficou marcada pela expressividade de gols registrados e pelo equilíbrio entre os times participantes foi a Copa SEME Inter Empresas, destinada aos trabalhadores da cidade. Dos 48 elencos inscritos, quem levou a melhor foi o Condomínio Santa Efigênia, campeão com o placar de 2 a 0 sobre o Paris Peugeot em cobrança de pênaltis. Ao todo aconteceram 64 confrontos e a impressionante marca de 545 redes balançadas; média de 8,51 gols por jogo.

As mulheres também deixaram números positivos no Arena, além de terem comprovado o potencial feminino no esporte que há muito tempo deixou de ser exclusivo dos homens. Elas rolaram a bola em três campeonatos, que compuseram a 2ª Copa Feminina de Futebol Society.

Na categoria infantil (para meninas de 13 a 15 anos), a equipe campeã foi a do Clube da Cidade Thomaz Mazzoni, que despachou as atletas da Mamãe Santa Marense. No acúmulo do torneio, com três times inscritos, houve 16 gols marcados em três partidas e 5,33 de média por duelo.

No Juvenil (para jogadoras de 15 a 17 anos), foi vista mais uma decisão por pênaltis. Em cena, os times Dois Toques CEU Curuçá e CC Thomaz Mazzoni. Mas o Clube da Cidade não deu sorte neste caso e foi derrotado pelo CEU Curuçá na cobrança das penalidades. No balanço: quatro equipes inscritas, oito jogos, 32 gols arrematados e média de quatro por partida.

Por fim, a categoria principal do certame feminino, que viu a coroação da equipe Campo Grande como a nova campeã e com o destaque de melhor ataque, com 19 definições certeiras. Na final, as meninas derrotaram o Unidos Pela Vida por 7 a 5.

O saldo do campeonato ficou assim: 11 equipes participantes, 14 confrontos realizados e 81 gols, numa média de 5,78 por jogo. Outro detalhe importante foi que pela vez Campo Grande conquistou um campeonato promovido pela Secretaria de Esportes.

Quem passou pelo Arena no Vale nos dias de semana ainda pôde conferir os trabalhos do Super Ação Social, programa que consistiu em disponibilizar clínicas esportivas para crianças. A quadra montada no centro da cidade se transformou num grande acolhedor de jovens, que fizeram inúmeras atividades físicas e de recreação.

De acordo com dados da Federação Paulista de Futebol Society, que atuou em conjunto com a Secretaria de Esportes na organização do Arena, foram atendidas mais de cinco mil crianças em 62 clínicas.

Mas antes que alguém sinta falta das realizações esportivas do Arena no Vale, fica o aviso de que haverá a continuidade de atrações neste segundo semestre. Segundo o Depel (Departamento de Promoções Esportivas, Lazer e Recreação), novas competições e eventos devem ter início entre os meses de setembro e outubro.