Comunidade de Pirituba recebe mais um Telecentro

O Telecentro Aliança de Misericórdia é o segundo instalado no bairro de Pirituba e conta com 12 computadores e um servidor. Atenderá a comunidade da região e, principalmente, a população assistida pela Instituição Aliança de Misericórdia.

O prefeito de São Paulo inaugurou nesta sexta-feira (28/07), o Telecentro Aliança de Misericórdia, em Taipas, Zona Norte. A região concentra cerca de 30 mil moradores que poderão se beneficiar desse serviço, com terá capacidade para atender 2.800 usuários por mês.

“É a seqüência do projeto de inclusão social pela inclusão digital, com o qual buscamos contribuir para o aperfeiçoamento da formação dos jovens e democratizar o acesso à tecnologia para um número cada vez maior de cidadãos”, destacou o prefeito.

O Telecentro Aliança de Misericórdia é o segundo instalado no bairro de Pirituba (o outro, Alegria de Viver, foi inaugurado em 30 de junho), e conta com 12 computadores e um servidor. Atenderá a comunidade da região e, principalmente, a população assistida pela Instituição Aliança de Misericórdia.

A entidade oferece suporte para 400 famílias carentes, com cursos de alfabetização de adultos e atendimento médico e odontológico gratuito. No local, funciona também uma creche conveniada com a Prefeitura, com 140 crianças.

O Programa de Telecentros reflete a política de inclusão social da administração municipal. Cada Telecentro dispõe em média de 20 computadores, ligados em rede, utilizados para cursos de informática básica (sistema operacional GNU/Linus e aplicativos de escritório). Em geral, três quartos dos equipamentos são dedicados aos cursos e o restante ao uso livre. Os telecentros oferecem também oficinas especiais como Mundo do Trabalho, Arte Digital e Educação Ambiental.

Os equipamentos de inclusão digital operam em três modalidades: administração direta, convênios com entidades da sociedade, e instalação em Centros Educacionais Unificados (CEUs). A decisão para a escolha dos locais de instalação considera as regiões com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade. Com esta unidade, já são 15 Telecentros inaugurados desde 2005.