Operação ''Volta às aulas'' começa nesta segunda-feira

Durante a operação, que contará com 314 técnicos da CET, serão coibidos a formação de filas duplas e o estacionamento irregular, disciplinado o embarque e o desembarque de alunos, e orientada a travessia de pedestres.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) retoma na próxima segunda-feira (31/07) a operação "Volta às Aulas" nas proximidades de 144 escolas da cidade. O objetivo dessa ação é ordenar o trânsito nas escolas com maior movimento, que causam impacto no sistema viário da Capital.

Durante a operação "Volta às Aulas", que contará com 314 técnicos da CET, serão coibidos a formação de filas duplas e o estacionamento irregular, disciplinado o embarque e o desembarque de alunos, e orientada a travessia de pedestres. Haverá ainda ajustes semafóricos para garantir e facilitar o acesso às escolas.

A CET faz também o treinamento prévio de funcionários das escolas no desenvolvimento de ações como orientação de travessia e disciplina do embarque e desembarque de alunos.

Haverá apresentação de mímicos, no período de 31/07 a 15/08, orientando a travessia de alunos nas faixas de segurança. Na segunda-feira, 31/07, das 12h20 às 13h10, os mímicos estarão em frente aos colégios Dante Aligheri - alameda Jaú, 1061 e Objetivo - rua Teodoro Sampaio, 688.

Com patrocínio da Porto Seguro, serão distribuídos blocos de anotação em 18 escolas. Além disso, será realizada exposição de mensagens educativas de trânsito, através de faixas móveis, no período de 31 de julho a 4 de agosto, das 6h45 às 9h e das 12h às 14h, nos seguintes cruzamentos:

Alameda Jaú x rua Peixoto Gomide; avenida Higienópolis x rua Albuquerque Lins; avenida Paulista, em frente à Igreja São Luís, sentido Paraíso/Consolação; rua Dom Henrique Mourão x rua Manoel de Matos; rua Teodoro Sampaio x rua Alves Guimarães; rua Cardoso de Almeida x rua Paraguaçu; rua Afonso Celso x rua Loefgreen; rua Eça de Queiróz x rua Cubatão; avenida Juriti x rua Gaivota; rua Itapaiúna x rua José Ramon Urtiza; rua Maria Antonia x rua Itambé; praça Beethoven x avenida Prof. Fonseca Rodrigues.

Ações da CET

Operação Contínua (26 escolas): treinamento de funcionários das escolas, que desenvolverão ações operacionais; presença de agentes da CET, nos horários de maior impacto ao trânsito;

Operação Periódica (56 escolas): treinamento de funcionários das escolas, que desenvolverão ações operacionais; presença de agentes da CET, pelo menos uma vez por semana, para avaliação das medidas técnicas e operacionais adotadas;

Operação Supervisionada (35 escolas): treinamento de funcionários das escolas, que desenvolverão ações básicas de segurança e orientação, como orientação de travessia e organização de embarque e desembarque de alunos, com acompanhamento periódico de agentes da CET;

Ação Educativa (27 escolas): treinamento de funcionários das escolas, que desenvolverão ações básicas de segurança e orientação, como orientação de travessia e organização de embarque e desembarque de alunos.

Medidas gerais adotadas

- Priorizar e orientar a travessia de alunos nas faixas de segurança;
- Orientar o embarque e desembarque coibindo fila dupla;
- Orientar e operar o estacionamento em locais com estacionamento permitido por 15 minutos com pisca alerta ligado;
- Operar as áreas destinadas ao embarque e desembarque de alunos;
- Efetivar a operação manual de semáforos;
- Fiscalizar estacionamentos irregulares.

Escolas com maior impacto na malha viária principal
Mackenzie
Faap
Colégio São Luís
Colégio Dante Alighieri
Colégio Britânico
Colégio Palmares
Colégio Salesiano Santa Teresinha
Instituto Madre Mazarello
Colégio Imperatriz Leopoldina
Externato Saa
Colégio Batista Brasileiro
Colégio Sta Marcelina
EMPG Prof. Joaninha G. Fagundes
EMEI Manuel Preto
EMEF Ruy Barbosa
Escola Paulista
Colégio Jardim São Paulo
Colégio Agostiniano São José
Colégio João VXIII
Colégio Objetivo
Colégio São Vicente de Paula
Colégio Santo Antonio de Lisboa
Colégio Agostiniano Mendel
Colégio Arquidiocesano
Colégio Liceu Pasteur
Colégio Santa Maria