Torneio de Luta Olímpica ajuda a formar seleção paulista

Baby Baroni recebe campeonato internacional que definiu a seleção estadual; o Brasil foi o maior vencedor na disputa de dois estilos, livre, masculino e feminino, e greco-romano.

No último fim de semana (29 e 30/7), São Paulo foi sede da V Copa Brasil Internacional de Luta Olímpica. O Brasil saiu como grande vitorioso do torneio: conseguiu o ouro em 15 das 21 categorias disputadas em uma competição que ajudou a Federação Paulista de Luta Olímpica a definir de vez a base da seleção paulista que vai representar o Estado nas competições nacionais e internacionais.

”Agora dá para ter certeza sobre a seleção paulista. Já está praticamente formada”, explica Roberto Trindade, diretor executivo da Fepalo (Federação Paulista de Luta Olímpica). O torneio, apoiado pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (SEME), aconteceu no Complexo Desportivo Baby Barioni, com realização de lutas por dois estilos: livre, masculino e feminino, e greco-romana masculino.

No masculino, destaque para Helenildo Oliveira (categoria 55 kg) e Edson Neves (66 kg), ambos com duas medalhas de ouro e ambos integrados a seleção paulista. Os dois venceram suas categorias no estilo livre e no estilo greco-romana. No feminino, Rosângela Conceição levou o ouro na categoria mais pesada (a partir de 72 quilos). Setenta e nove atletas brasileiros e estrangeiros disputaram as lutas no fim de semana do Baby Barioni.

Entre os “forasteiros”, o principal nome foi Zhandarov Askar, do Cazaquistão, com duas medalhas de ouro. Ele levou a melhor na categoria a partir de 120 quilos, nos estilo livre masculino e no estilo greco-romana. Além do país asiático, russos, americanos, paquistaneses, canadenses, nigerianos, venezuelanos, argentinos e uruguaios foram algumas das nacionalidades que disputaram a Copa. Os Estados Unidos conseguiram três medalhas de ouro e a Venezuela, uma.

O torneio também serviu como preparativo da seleção brasileira de Luta Olímpica para os Jogos Sul-Americanos, que serão realizados na Argentina em novembro deste ano e dos Jogos Pan-Americanos, do ano que vem no Rio de Janeiro.