Ferrari vence 500km de Interlagos

A 49ª edição da tradicional prova do automobilismo nacional aconteceu no último domingo no autódromo José Carlos Pace

Para anunciar em detalhes o resultado da 25ª edição dos 500 km de Interlagos, é necessário que seja explicado o trabalho desempenhado por uma junta homocinética: esta peça dos carros faz com que a velocidade seja constante entre as partes condutora e conduzida, no caso semi-eixo e ponta de eixo. Traduzindo de forma mais simples ainda: ela foi a responsável pela definição da corrida do último domingo (30/7), realizada no tradicional Autódromo José Carlos Pace.

A Ferrari 500 pilotada por Lucas Molo e Nelson Silva Júnior venceu na última volta, depois de ser beneficiada pelo abandono do protótipo Mitsubishi Lancer de Eduardo de Souza Ramos e Leandro de Almeida, o protagonista de uma azarada falha mecânica. Mesmo sem completar a passagem final, o Mitsubishi foi classificado em terceiro, atrás da Maserati Trofeo Light de Francisco Longo e Daniel Serra, segunda colocada.

Na primeira fase da prova, a briga pela liderança ficou entre a Ferrari — então pilotada por Molo — e a Maserati Trofeo, com Serra ao volante. O Mitsubishi Lancer vinha logo atrás. Além de rápido, o protótipo construído sobre chassi de Stock Car e equipado com motor turbo beneficiou-se do fato de precisar fazer menos paradas que as principais adversárias.

No último terço da disputa, o Mitsubishi manteve sólida vantagem sobre as máquinas italianas e seguia tranqüilo em direção ao topo do pódio. Mas eis que veio a fatídica volta final, o momento em que os torcedores viram o carro primeiro colocado ficar parado na pista.

Situação pior foi vivida pelos pilotos dos dois protótipos que largaram na primeira fila do grid. O MCR-Chevrolet de Aloysio Andrade e Ciro Aliperti, pole position do evento, liderou as duas primeiras voltas, as únicas que o carro completou antes de sofrer a quebra de uma ponta de eixo.

Já os gaúchos Christian Castro e Paulo Hoerlle, com MCR-VW turbo, largaram em segundo, mas deixaram de lutar pelas primeiras posições ao se envolverem em um acidente com um retardatário. A dupla voltou ao traçado após repararem o bólido, no intuito de marcar pontos no Campeonato Brasileiro de Endurance.

Em 2007, os 500km de Interlagos completarão 50 anos de existência. A prova surgiu em 1957 para integrar o calendário das comemorações de 7 de setembro e divulgar a industria automotiva brasileira. Quinze de suas primeiras 16 edições foram realizadas no anel externo do antigo traçado de Interlagos, que tinha como principal característica a velocidade pura.

Disputada no traçado atual desde 1997, o enfoque da competição passou a ser a busca pelo equilíbrio entre a velocidade e a resistência dos carros.

A lista de participantes inclui grandes nomes do esporte a motor como Fritz D'orei, Camilo Christófaro, Chico Landi, Luiz Pereira Bueno, José Carlos Pace, Bird Clemente e Wilson Fittipaldi, a maioria com passagem pela Fórmula 1. Os maiores vencedores da história são Celso Lara Barberis (1957, 1959 e 1961) e Luiz Pereira Bueno (1966, 1970 e 1971), com três conquistas cada.

Resultado

1) Lucas Molo/Nelson Silva Jr. (Ferrari 550/categoria IB), 117 voltas em 3h35min13s486
2) Francisco Longo/Daniel Serra (Maserati Trofeo Light/IB), a 24s948
3) Eduardo de Souza Ramos/Leandro de Almeida (protótipoMitsubishi Lancer turbo/IA), a 1 volta;
4) Alexandre Zaninoto/Christian Casal de Rey (AldeeSpyder-VW/III), a 6 voltas
5) Henrique Assunção/Leandro Romera (Aldee Spyder-VW/III), a 6 voltas
6) Walter Derani/Rafael Derani/Artur Bragantini (Porsche911 GT3 RS/IB), a 7 voltas
7) Hypolito Martinez/Jair Alfredo Landsberger (AldeeSpyder-VW/III), a 8 voltas
8) Jair Bana/Carlos Eduardo Bana (Aldee Spyder-VW/III), a 8 voltas
9) Carlos Amorim/Tony Marcondes (Scorpius-Opel/III), a 8 voltas
10) Maurício Olio/Sandro Sanches (Omega/II), a 10 voltas.