Atleta de luta olímpica do COTP disputa o Pan da Guatemala

Davi Albino, de 20 anos, será o representante do espaço de excelência esportiva no torneio agendado para acontecer entre os dias 17 e 20 deste mês.

Formar atletas e projetá-los para competições no exterior. Esta poderia ser uma boa definição para o COTP (Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa), que recebeu nesta terça-feira a notícia de que um de seus esportistas de Luta Olímpica disputará o Pan-Americano da modalidade, na Guatemala.

Davi Albino, de 20 anos, será o representante do espaço de excelência esportiva no torneio agendado para acontecer entre os dias 17 e 20 deste mês. “Estou bem preparado psicologicamente e bastante confiante em conseguir um bom resultado. Meu objetivo é trazer a medalha de ouro, claro”, afirmou o atual campeão Paulista e Brasileiro na categoria Júnior, para lutadores de até 20 anos.

No Pan, Albino brigará pelo primeiro lugar da luta Greco-Romana. “Temos dois estilos neste esporte: o greco-romano e o livre. No primeiro, só valem golpes efetuados acima da cintura e não se usam as pernas para defesa e ataque. O segundo, como o próprio nome diz, é livre”, explicou Joanilson Rodrigues, técnico de luta do COTP.

Sobre a ida de seu atleta para a Guatemala, o treinador não escondeu a confiança na conquista do ouro. “Ele vai surpreender a todos os competidores. Os cubanos, sempre apontados como favoritos, terão um adversário à altura”, avisou. “E não falo isso por ele ser um de meus atletas. Minha análise é feita com base em fatos: este garoto é uma grande promessa”, acrescentou.

Além dos títulos Júnior, Albino detém o vice-campeonato Paulista e Brasileiro na categoria adultos. “Se ele dá trabalho para os marmanjos, imaginemos o que fará então com os garotos da idade dele? Por isso eu aposto muito nesse menino e farei de tudo para que ele consiga também ser nosso brasileiro nos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro”, ressaltou Joanilson.

Em junho, Albino teve o seu talento reconhecido no intercâmbio de luta olímpica, realizado entre brasileiros e norte-americanos no Ginásio do Ibirapuera. Na ocasião, o atleta foi convidado para treinar nos EUA, na Berlin High School, academia localizada na cidade de Connecticut.

“Minha meta é viajar para lá em breve e passar por um treinamento intensivo de três meses”, disse o lutador, que também enfrenta um desafio fora do tatame. “Estamos atrás de patrocínios para o Davi. Nessa luta do esporte, há também uma adversidade financeira, a qual pretendemos vencer. Por isso, eu peço para pessoas e empresas que queiram contribuir com as atividades esportivas do Brasil nos procurarem no COTP”, destacou o técnico Joanilson.