Prefeito vistoria obras do viaduto Pacheco Chaves

As obras, iniciadas em 2002 e retomadas ano passado depois de paralisadas em 2004, devem durar até o final deste ano.

Desde 2002 em obras, o viaduto Pacheco Chaves, na Vila Prudente, deve ser entregue à população até o final deste ano. A notícia foi dada nesta quarta-feira (2/8) pelo prefeito durante vistoria às obras de reforma e recuperação estrutural do viaduto. "Retomamos a obra, que estava parada, e esperamos entregar até o fim de novembro”, disse.

O viaduto, localizado sobre a linha dos trens da CPTM e as avenidas Presidente Wilson e Henry Ford, tem 540 metros de extensão e cinco faixas de tráfego, e serve de ligação entre a Vila Prudente e o Ipiranga. Foi construído em 1964 e por ele passam seis mil veículos por hora, em sua maioria caminhões. A reforma permitirá um aumento na sua capacidade de carga de 36 para 45 toneladas.

A reforma, já em fase adiantada, inclui a substituição do piso de concreto por um novo, o reforço estrutural, a instalação de uma barreira de proteção para os pedestres e a troca da iluminação. As obras, iniciadas em 2002 e interrompidas em 2004, foram retomadas no dia 14 de agosto de 2005.

Durante a vistoria, o prefeito se mostrou favorável à idéia de que os espaços sob os viadutos (o Pacheco Chaves tem parte ocupada por uma escola de samba da Vila Prudente) sejam utilizados para práticas esportivas ou para ações de assistência social promovidas pelos órgãos da administração pública. Projeto nesse sentido já está sendo elaborado por um grupo de estudo da Prefeitura.

Outras obras

A cidade de São Paulo tem atualmente outras quatro pontes e viadutos em reforma. São realizadas obras de recuperação estrutural no viaduto Orlando Murgel, sobre as avenidas Rio Branco e Rudge, que estavam paradas e tiveram a primeira etapa concluída em dezembro de 2005. Com isso, foi possível liberar as faixas no sentido Marginal/Centro, que estavam interditadas desde 2003. Agora, as faixas no sentido Centro/Bairro estão interrompidas para recapeamento, na etapa de finalização da obra.

Na ligação viária entre os bairros do Tatuapé e Carrão, o viaduto Antonio Abdo (Conselheiro Carrão), construído em 1970, está em fase final de recuperação. A previsão de entrega é até dezembro de 2006.

A ponte Roberto Zuccolo (Cidade Jardim), localizada sobre a marginal Pinheiros, teve a primeira etapa das obras entregue em junho deste ano. A pista local, sentido Interlagos, foi rebaixada, ampliando o vão de 4,3 m para 5,1 m. Também foi executada a quinta faixa, no espaço entre a pista local e a expressa. A segunda etapa da obra está sendo organizada entre a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e a Secretaria de Infra-estrutura Urbana, e devem ser iniciadas ainda neste semestre.

Já o elevado do Glicério, que faz a ligação com a avenida Radial Leste passando sobre as avenidas do Estado e do Glicério, tem obras em andamento para contenção de infiltrações, substituição de aparelhos de apoio, reforço nos pilares e na parte interna do elevado. A previsão de conclusão é até o final deste ano.