Mutirão vai limpar Represa de Guarapiranga

Em vários pontos de encontro, as subprefeituras da reigão propõe limpeza conjunta, neste sábado (5/8), do reservatório que abastece quatro milhões de pessoas da cidade.

Em comemoração ao Centenário da Guarapiranga as subprefeituras de Capela do Socorro, M'Boi Mirim e Parelheiros promovem neste sábado (5/8) um mutirão de limpeza nas margens do reservatório que abastece aproximadamente quatro milhões de pessoas na grande São Paulo.

A ação conjunta acontecerá simultaneamente em seis pontos. Um deles, na Capela do Socorro é a rua Carlos Oberhuber na Vila São José. Já em M'Boi Mirim é na rua Durval Soares da Silva no bairro Riviera Paulista.

Na região de Parelheiros, ponto central do evento, o mutirão ocorrerá em três lugares diferentes: rua Pablo Neruda no Parque Terceiro Lago, Clube de Campo do Palmeiras no Jardim Palmeiras e avenida Aurélio de Holanda no Jardim Alviverde, todos próximos a estrada Jaceguay.

A programação com diversas atividades tem início às 10h. A limpeza será feita através de uma equipe operacional de 50 pessoas em terra com quatro caminhões para retirada de entulho e lixo. A organização do evento, que conta com o apoio da sociedade civil e organizações não governamentais, vai colocar à disposição dois barcos para recolher resíduos na água.

Tendas com informações sobre a represa e esportes náuticos permitidos, maquete, exposição fotográfica dos anos 1936 e 1937, mostra de filme institucional que aborda toda a área de proteção aos mananciais da região sul, ação de educação ambiental, gincana e pintura de rosto com temas ecológicos também fazem parte da programação.

O mutirão do centenário promovido pelo poder público contará com o apoio do Solo Sagrado de Guarapiranga, Instituto Guardião da Natureza, Sabesp, Polícia Ambiental e Jovens Empreendedores da Colônia.

No mês de maio deste ano, a prefeitura lançou o Centenário da Guarapiranga que tem por objetivo comemorar o aniversário da represa e despertar uma consciência e mobilização ambiental na sociedade, pois 42% de sua bacia sofre algum tipo de agressão como a contaminação da água, através dos despejos de esgoto.

A Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente criou, em agosto de 2005, quatro Núcleos de Gestão Descentralizada com o objetivo de tornar mais efetiva a proteção nas áreas de mananciais na cidade de São Paulo. O Núcleo Sul, cuja prioridade é a fiscalização ambiental está localizado na Estrada Guarapiranga, 565 Portão 1. Telefones: 5897-2473 e 5514-2756.

Ainda neste ano, foi aprovada uma nova lei para proteger, recuperar e reverter o processo de degradação na região da Guarapiranga.

A Bacia Hidrográfica localiza-se na região metropolitana de São Paulo. Faz limites com os municípios Juquitiba, São Lourenço da Serra, Embu Guaçu, Itapecerica da Serra, Cotia e Embu-Guaçu.

A Guarapiranga também tem seu perfil turístico. É cenário preferido de muitos paulistanos que a freqüentam nos finais de semana para aproveitar algumas praias e os restaurantes e clubes a seu redor. Além disso, um dos principais atrativos da represa é a prática de esportes náuticos, como velas e regatas, que promovem campeonatos durante todo o ano.

Saiba mais sobre o calendário do centenário da represa na internet.


Pontos de encontro
Data:
sábado, 5/8
Hora: 10h

Parelheiros: rua Pablo Neruda - Terceiro Lago (Ponto principal)
M'Boi Mirim: rua Durval Soares da Silva - Riviera Paulista
Capela do Socorro: rua Carlos Oberhuber - Vila São José