Prefeitura entrega Telecentro na Zona Sul com capacidade de atender até 4 mil pessoas

O Telecentro Água Funda é a 12ª unidade instalada pela administração municipal neste ano e a 16ª desde o início desta gestão. A unidade foi viabilizada pela parceria com a AMAAF, que cedeu duas salas da sede da instituição para o Telecentro.

Desenvolver atividades na área de Educação, utilizando como atrativo a inclusão digital. A partir de agora, os moradores do bairro da Água Funda, na Zona Sul da cidade, já contam com essa nova ferramenta de ensino.

O prefeito inaugurou oficialmente nesta sexta-feira (04/08) a primeira unidade de Telecentro da região, que será administrado em parceria com a Associação dos Moradores e Amigos da Água Funda (AMAAF). “É a seqüência de um projeto da área da educação para a inclusão digital, realizado em parceria com a sociedade”, disse.

O Telecentro Água Funda é a 12ª unidade instalada pela administração municipal neste ano e a 16ª desde o início desta gestão. A unidade foi viabilizada pela parceria com a AMAAF, que cedeu duas salas da sede da instituição para o Telecentro. A unidade conta com 17 computadores, ligados a um servidor, com capacidade para atender até quatro mil pessoas por mês.

Em um primeiro momento, a unidade beneficiará, principalmente, as crianças atendidas pela instituição. Mas o novo serviço também atrai a atenção da população da melhor idade, como Marieta de Souza Assis. Voluntária da AMAAF, aos 62 anos, Marieta se inscreveu no Telecentro e já iniciou as aulas de digitação. “Cheguei à conclusão que se a gente não aprender alguma coisa no computador, vai se tornar um analfabeto no mundo”, disse.

Em pré-funcionamento desde o dia 14 de julho, a unidade já tem 400 pessoas cadastradas. Dos usuários cadastrados, 41% são do sexo masculino, sendo que 17% têm formação completa no ensino médio e 37% estão na faixa etária entre 11 e 16 anos de idade. Os usuários receberão orientação de dois especialistas em cursos de informática.

Administrados pela Coordenadoria de Inclusão Digital da Secretaria de Participação e Parceria, os Telecentros são instalados, prioritariamente em áreas periféricas e têm hoje mais de 550 mil usuários cadastrados em 146 unidades em funcionamento. A primeira delas foi implantada em junho de 2001, na Cidade Tiradentes, Zona Leste.

Educação e Saúde

A implantação do Telecentro Água Funda amplia as atividades oferecidas para cerca de 30 mil moradores de uma das áreas mais carentes da região da Subprefeitura do Ipiranga. A AMAAF desenvolve programa na área da saúde, em parceria com o Hospital do SEPACO (Serviço Social da Indústria do Papel, Papelão e Cortiça do Estado de São Paulo).

São prestados atendimentos médico e odontológico, de assistência social, acompanhamento psicológico, assistência jurídica, e oferecidas atividades culturais. “Com o Telecentro, poderemos atender melhor a comunidade, principalmente em atividades educativas”, disse Isabel Graciana Mendes dos Ramos, presidente da AMAAF. Segundo ela, a AMAAF realizou no ano passado, 23 mil atendimentos.