Escadaria do Bixiga é entregue durante a Festa de Nossa Senhora da Achiropita

A restauração, que foi feita em duas etapas, resgata a forma original do monumento da década de 20. Foi realizada em parceria pela Subprefeitura da Sé e Departamento de Patrimônio Histórico, com projeto da arquiteta Lia Mayumi.

Em meio a uma das festas mais populares da Capital, a de Nossa Senhora da Achiropita, o Bixiga recupera um de seus monumentos: a escadaria que liga a rua Treze de Maio a rua dos Ingleses acaba de ser restaurada. A entrega das obras acontece neste sábado (05/06), às 16h. No local, o público poderá conferir a lavagem da escadaria, feita pelo grupo Ilu Oba de Min, e as apresentações do Quinteto Cordas de Ouro e da bateria mirim da Vai-Vai.

A restauração, realizada em parceria pela Subprefeitura da Sé e Departamento de Patrimônio Histórico, é um projeto da arquiteta Lia Mayumi e foi feita em duas etapas: na primeira, em 2002, foram recuperados os revestimentos das calçadas de mosaico português. Na segunda, entre março e julho de 2006, foi realizada a restauração de todos os elementos que compõem a escadaria, como luminárias, muretas de pedra, degraus de granito, balaústres e guarda-corpos de granilite.

O restauro trouxe de volta a aparência original que a escadaria tinha em 1929, quando foi fundada, mas seu entorno está muito diferente. Na década de 20, da rua dos Ingleses tinha-se visão total do centro da cidade, hoje, obstruída pelos edifícios que surgiram do Centro em direção à avenida Paulista. Mesmo assim, quem passa pelo patamar superior da escadaria percebe pelo traçado que o local foi um mirante.

"Cuidar do espaço público é preservar a história da Cidade", explica o secretário de Coordenação das Subprefeituras e subprefeito da Sé.

Serviço

Entrega da obra de restauro da Escadaria do Bixiga
Data: dia 5 de agosto, sábado
Horário: 16h
Local: entre as ruas Treze de Maio e dos Ingleses - Bexiga