Prefeitura cria grupo de trabalho para formação de bairro universitário na Vila Clementino

Esta será a primeira rede do gênero para uso exclusivo de universidade, que vai agilizar os trabalhos de pesquisa científica e no atendimento médico. Assinatura da portaria que cria o grupo foi realizada nesta segunda-feira (07/08).

Um bairro modelo nas áreas de transporte, acessibilidade para deficientes, segurança e uso da tecnologia da informação. Esta é a proposta do “Bairro Universitário”, que deverá ser criado pela Prefeitura em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), na Vila Clementino. O prefeito assinou nesta segunda-feira (07/08), portaria que estabelece a cooperação para criação de plano diretor para a região.

“O bairro é uma idéia antiga, que traz benefícios para a toda cidade, e que pode ser viabilizada pela sinergia entre a Escola Paulista de Medicina e outras instituições da região com a população”, considerou o prefeito.

De acordo com o prefeito, será criado em conjunto com a Subprefeitura da Vila Mariana um plano diretor específico para a área, que possibilite melhor localização e acesso aos serviços públicos e de assistência oferecidos naquela região.

A proposta da Unifesp prevê reurbanização das vias e calçadas, sinalização planejada com totens de indicação, acessibilidade para deficientes físicos, mudanças no trânsito, instalação de semáforos inteligentes, câmeras para monitoramento e rede ampliada de wireless (comunicação sem fio) para toda a região.

A área escolhida para implantação do “Bairro Universitário” abriga instituições de ensino e assistência como APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), AACD (Associação da Assistência à Criança Deficiente), GRAAC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), Fundação Dorina Nowill para Cegos, além dos hospitais São Paulo, do Rim e Amparo Maternal.

A assinatura da portaria foi realizada no anfiteatro Maria Thereza, da Unifesp. Na oportunidade, a instituição também celebrou convênio com a Eletropaulo-Telecom, para cabeamento óptico do campus Vila Clementino. Será a primeira rede do gênero para uso exclusivo de universidade, que vai agilizar os trabalhos de pesquisa científica e no atendimento médico.

Participaram da cerimônia os secretários municipais de Planejamento e Habitação, o chefe de gabinete da secretaria de Saúde e o subprefeito da Vila Mariana.