Festival de Ginástica toma o Pacaembu

A Liga Nacional de Desportes Acrobáticos realizou no complexo esportivo da Secretaria de Esportes um festival de dança, acrobacia, ginástica e artes circentes neste domingo (6/8).

O complexo esportivo do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, acostumado a receber grandes eventos esportivos, foi palco neste domingo (5/8) do III Festival Nacional Universitário de Ginástica, Dança, Acrobacia e Artes Circenses.

A apresentação foi uma realização da Liga Nacional de Desportos Acrobáticos e Ginástica Geral e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (SEME).

O Ginásio Poliesportivo do Pacaembu recebeu, a partir das 19h, mais de 150 ginastas, dançarinos e artistas circenses, que apresentaram coreografias e acrobacias de até seis minutos, com um grande destaque visual e musical nas apresentações. Participaram o Grupo de Dança Helô Medeiros e Julius, Galpão do Circo, Centro Profissionalizante de Artes Circenses (CEFAC), Grupo Acrobático Julius e Helô Medeiros, Escola João Batista, entre outras instituições.

Centenas de expectadores que acompanhavam as apresentações puderam ter um final de domingo muito agradável, como Maria de Fátima Camargo que assistiu atentamente os artistas. Para ela “a gente termina o final de semana até mais animada com toda a beleza deste espetáculo”. Ela destacou a demonstração de Carlos Sugawara, ginasta da CEFAC, na corda lisa.

Carlos Sugawara, 28 anos, com formação em Artes Cênicas e Música, treina de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas e, desde 2004, o atleta dedica-se à apresentação da corda lisa, que exige muita dedicação, força, treino e concentração.

Para o presidente da Liga Nacional de Desportos Acrobáticos e Ginástica Geral, professor Riccieri Pastori, eventos deste porte são muito importantes para a cidade: “Vários artistas têm a oportunidade de mostrar o seu trabalho e reunir diversos atletas das mais variadas especializações”, afirmou Pastori.