Associação atrai crianças para bibliotecas

Para valorizar o espaço das bibliotecas e incentivar futuros leitores, a Associação Morungaba disponibiliza bibliotecas infanto-juvenis com o projeto ''Estimulação 2006''.

A Associação Morungaba planeja e executa projetos de dança, arte do movimento, capoeira, artes plásticas, histórias e jogos teatrais. Ela os viabiliza através da ação de professores especializados e estagiários encaminhados através de convênios.

Com patrocínio da Fundação Itaú Social, em parceria com o Departamento de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura e com apoio do Instituto de Desenvolvimento Social Se Toque e do SESC, a Morungaba realiza o Estimulação 2006.

Este projeto pretende valorizar o espaço da biblioteca, seu acervo e incentivar futuros leitores através de oficinas de dança, jogos corporais e contação de histórias. As Bibliotecas Infanto-Juvenis tem espaços adequados e livros interessantes, as crianças serão motivadas a freqüentá-las.

O quadro de funcionários será envolvido no processo desenvolvido com as crianças, sendo uma experiência importante para sua capacitação e atualização profissional.

As atividades acontecem em quatro Bibliotecas Infanto-Juvenis, de manhã das 9h30 às 11h e à tarde das 14h30 às 16h. Às quartas na Anne Frank (Itaim), às quintas na Monteiro Lobato (Centro) e às sextas na Clarice Linspector (Lapa) e Raul Bopp (Pq. Aclimação).

O módulo do projeto se encerra somente na terceira semana de dezembro. É gratuito e recebe inscrições de crianças de 6 a 10 anos.

Associação Morungaba

Criada em 1989, tem como missão implantar propostas de inclusão através das Artes para todas as pessoas: com deficiência ou não e de diferentes realidades sócio econômicas, possibilitando um espaço de cooperação, num processo lúdico, criativo e não competitivo.

Ao longo destes anos, o Morungaba vem desenvolvendo seus projetos em vários espaços públicos. Bibliotecas Infanto-Juvenis, Casas de Cultura, Centros de Convivência, Parques, FEBEM, SESCs, favelas, e no Centro Cultural São Paulo. Acreditando que é do direito e interesse das crianças e jovens ocuparem e se apropriarem destes espaços, e terem acesso às atividades culturais.

Sua ação se dirige ainda aos educadores, responsáveis e famílias das crianças e jovens atendidos. Também promove cursos e estágios para formação de estudantes e profissionais, das áreas de Educação, Saúde e Dança/Arte-Educação.

Sua ação se dá através de convênios. Entre as entidades conveniadas, estão o curso de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo (USP), a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), das faculdades de Psicologia e Comunicação e Artes do Corpo e a Universidade Anhembi Morumbi, Faculdade de Dança.