Nova massa de ar seco reduz a umidade relativa do ar em São Paulo

Índices iguais ou inferiores a 15%, além do desconforto físico, podem causar um aumento da morbilidade por desidratação ou por afecções respiratórias.

Uma massa de ar seco sobre o Sudeste e o Centro-Oeste está provocando a queda dos índices de umidade relativa nestas regiões, de acordo com alerta enviado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil.

O ar seco, associado à poluição de uma grande cidade como São Paulo, pode provocar sensações desconfortáveis nas pessoas, como dores de cabeça, irritação nos olhos, nariz e garganta, além de aumentar os riscos de transmissão de doenças respiratórias e também de desidratação.

Esses efeitos podem ser sentidos quando a umidade relativa do ar atinge um nível igual ou inferior a 30%. Índices iguais ou inferiores a 15%, além do desconforto físico, podem causar um aumento da morbilidade por desidratação ou por afecções respiratórias.

Para minimizar ou evitar estes problemas a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil informa algumas dicas para a população paulistana:

- Beba líquidos, e coma mais frutas e vegetais. A desidratação é um sério risco, principalmente em crianças e idosos. Pessoas que possuem alguma restrição ao consumo excessivo de líquidos por conta de alguma doença devem consultar um médico para seguir esta recomendação

- Evite manter objetos que acumulem poeira, como tapetes, cortinas e bichos de pelúcia

- Evite ar condicionado. Ele resseca ainda mais o ar

- Não fume em ambientes fechados

- Vista roupas leves

- Evite fazer exercícios físicos quando o ar estiver muito seco, principalmente entre 11h e 18h. Se a umidade atingir níveis iguais ou inferiores a 15%, é recomendável a suspensão de prática de atividade física, principalmente ao ar livre

- Procure umedecer o ar de sua casa. Coloque vasilhas com água ou toalhas úmidas em alguns cômodos de sua casa. Mas cuidado para não deixar a água parada por muito tempo, evitando o surgimento de insetos transmissores de doenças como a dengue

Os índices de umidade relativa do ar podem ser vistos na Internet, no site www.cgesp.com.br, onde os dados de estações meteorológicas da Prefeitura, com umidade relativa do ar e temperatura, estão disponibilizados.


O que é umidade relativa do ar?

Umidade relativa do ar é a relação, expressa em porcentagem, entre a quantidade de vapor d'água existente no ar e a quantidade máxima que o ar pode conter, sob as mesmas condições de temperatura e pressão. Valores abaixo de 40% favorecem a ocorrência de incêndios. Segundo a Organização Mundial de Saúde, índices ideais para o ser humano estão entre 30 e 65%.