Prefeito abre curso para gestores de ensino público

O curso traz formação continuada para diretores e supervisores da rede pública de ensino.

Cursos, seminários, atividades de aperfeiçoamento e atualização para melhor aproveitamento do programa educacional são alguns dos enfoques do Programa de Formação Continuada, lançado nesta terça-feira (8/8) pelo prefeito no CPP (Centro do Professorado Paulista). Mais do que possibilitar melhor capacitação, o programa é uma ferramenta de gestão para desenvolver um corpo técnico habilitado a criar um modelo de escola que responda às demandas educacionais da cidade. Nesta primeira etapa, serão atendidos em quatro meses, 1,2 mil profissionais de novecentas escolas da capital. O programa deverá se estender em 2007 a todos os CEIs (Centro de Ensino Infantil).

“Este é um evento que mostra as prioridades da gestão: a educação e a saúde. Demonstra nossa preocupação com o aperfeiçoamento dos nossos professores”, disse o prefeito. Ele destacou que com o programa, associado ao aumento para a categoria (anunciado no dia 28 de julho), e intervenções que estão sendo realizadas para adequar o espaço físico das escolas, a administração municipal espera, até o final da gestão, melhorar o quadro da educação na cidade.

Sob a coordenação da secretaria municipal da Educação (SME), o programa terá 180 horas, com acompanhamento online pela internet, com o objetivo de construir um processo de avaliação contínua do cotidiano das escolas e dos resultados produzidos. Participarão das atividades, durante o período de agosto a dezembro, 900 diretores de EMEIs (Escola Municipal de Educação Infantil) e EMEFs (Escola Municipal de Ensino Fundamental), além de 300 supervisores de ensino.

Ao final do curso, deverão ser traçadas as principais características do Plano de Ação de 2007, para uma gestão melhorada da qualidade de ensino, adequada a cada unidade escolar. A SME espera, com isso, alavancar o aprendizado de um milhão e cem mil alunos da rede municipal.

Participaram da cerimônia de abertura do programa os secretários municipais da Educação e de Planejamento Urbano, a secretária-adjunta da Educação, o presidente do CPP, entre outras autoridades.