Turismo em São Paulo tem números favoráveis em 2006

Maior destino de negócios e eventos do Brasil, capital registrou 8% de aumento no ISS do Turismo e 14,81% na ocupação hoteleira em relação ao mesmo período em 2005.

Os valores movimentados pela atividade turística na capital paulista subiram no primeiro semestre. A arrecadação de ISS na cidade com o Grupo 13, considerado o do Turismo por concentrar a arrecadação com Hospedagem, Pacotes Turísticos e Eventos, cresceu 8% entre janeiro e junho de 2006 em relação ao mesmo período do ano passado. O número passou de 41,1 milhões de reais para 44,5 milhões.

Entre as novidades que estão colaborando para os números favoráveis do turismo na cidade, o presidente da São Paulo Turismo (SP Turis), empresa municipal de Turismo e Eventos da capital, cita o recém-lançado programa "São Paulo – Fique mais um dia", que visa estimular os turistas que vêm a negócios ou para eventos a prolongar sua viagem e aproveitar o que a maior cidade do País oferece. Ou outros projetos bem-sucedidos como o Super Weekend, o SP Meu Destino, o Turismetrô e o projeto de Capacitação de Taxistas. Ou novos eventos, como a Virada Cultural, com 24 horas de cultura em diversos pontos da cidade. “A cultura é a praia de São Paulo”, diz.

Ele lembra ainda que no Grupo 13 não está incluído – nem na movimentação, nem na arrecadação – o montante significativo de outros segmentos, formais e informais, com impacto do Turismo, como: transportes, restaurantes e bares, compras, entre outros. no Grupo 13 Data: 26/07/2006 Ocupação hoteleira

A ocupação hoteleira na capital paulista também teve desempenho favorável em relação a 2005 – 14,85% considerando os meses de janeiro e maio de 2006 – tendo subido de 53,43% no ano passado para 61,37% esse ano.

O turismo na cidade é responsável por: nove milhões de visitantes (2,5 mihões de estrangeiros), 600 mil empregos diretos e indiretos, 90 mil eventos por ano (um a cada seis minutos), 75% do mercado brasileiro de feiras e negócios, movimentação em 52 setores da economia, oito bilhões em faturamento, 550 hotéis e 50 mil apartamentos (cada quarto gera até dois empregos).