Novo Posto de Saúde no Jardim Ângela atenderá cerca de 12 mil pessoas por mês

A unidade conta com quatro consultórios, sala de curativo e coleta de exames (entre eles, Papanicolau), salas de vacinação, medicação e vigilância da saúde, além de almoxarifado e salas administrativas.

A população da região do Jardim Ângela, na Zona Sul da cidade, onde vivem mais de 500 mil pessoas, passa a contar com um novo serviço público de saúde. O prefeito entregou, nesta quarta-feira (09/08), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Calu, destinada exclusivamente ao atendimento do Programa Saúde da Família (PSF).

“Com a inauguração de mais esta UBS, expandimos o serviço prestado pelo município, e com isso, a região poderá ter melhor atendimento na área da saúde, que é uma das prioridades deste governo”, declarou o prefeito. Esta é a 19ª UBS entregue nesta gestão. Localizada na Estrada do M´Boi Mirim, 10.020, a UBS Vila Calu tem capacidade para atender os moradores dos bairros Chácara Bananal, Vila Calu, Chácara Sonho Azul e Vila Guiomar.

O atendimento será feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, por quatro equipes de saúde da família, integradas por quatro médicos generalistas, quatro enfermeiros, oito auxiliares de enfermagem e 24 agentes comunitários de saúde. Conta com quatro consultórios, sala de curativo e coleta de exames (entre eles, Papanicolau), salas de vacinação, medicação e vigilância da saúde, além de almoxarifado e salas administrativas. A unidade tem capacidade de atendimento de 12 mil pessoas por mês.

A unidade é resultado do desmembramento das equipes de atendimento da UBS Jardim Capela, que não tinha espaço suficiente para abrigar todos os grupos de atendimento do PSF. Os equipamentos e o mobiliário foram custeados pelo CEJAM (Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim). O gerenciamento da unidade é de responsabilidade da Prefeitura, que fará supervisão das atividades e o fornecimento de insumos e medicamentos. O CEJAM cuidará a manutenção dos equipamentos e gerenciamento de pessoal.

Na área de Supervisão Técnica de Saúde de M´Boi Mirim existem 28 UBSs e 4 AMAs (Assistência Médica Ambulatorial), que atendem casos de baixa e média complexidade, em funcionamento. A Prefeitura iniciou, nesta gestão, a construção do Hospital M’ Boi Mirim, também no Jardim Ângela. A obra, uma antiga reinvidicação da comunidade, tem previsão de entregue para o segundo semestre de 2007. O hospital terá mais de 250 leitos, capacidade de internação de 1.200 pacientes por mês e 25 mil atendimentos de urgência.