Sessão solene comemora os 73 anos da Vila Nova Cachoeirinha

A Associação Nipo Brasileira do bairro recebeu a sessão de aniversário na última segunda-feira (7/8).

Na última segunda-feira (07/08), aconteceu na Associação Nipo Brasileira da Vila Nova Cachoeirinha, a Sessão Solene da Câmara Municipal de São Paulo comemorativa aos 73 anos do bairro. Durante o evento, foram homenageadas pessoas ilustres, famílias pioneiras e instituições do bairro.

Dentre eles: Associação Cultural Esportiva Okinawa de Santa Maria, Associação Cultural Nipo-Brasileira de Vila Nova Cachoeirinha, Maurício Koshun Takara (in memorian) e família, Jair de Castro Oliveira Vicente, Amélia Matsumoto, Adiel Fares, Luis Caetano dos Santos (in memorian)/Maria da Silva Santos e família, Catuyoshi Fumura (in memorian) e família, Clodoaldo Maciel, Clube da Cidadania de Vila Nova Cachoeirinha (Vinoca) e Reinaldo Pereira Soares.

Estiveram presentes na solenidade, o prefeito de São Paulo, o subprefeito da Casa Verde/Cachoeirinha/Limão e autoridades.

História

A data oficial de aniversário da Vila Nova Cachoeirinha é 5 de agosto de 1933, oficializada junto à Câmara Municipal de São Paulo, é a mesma da fundação da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Vila Nova Cachoeirinha. O levantamento histórico foi realizado pelo jornalista Célio Pires, ouvindo líderes comunitários e moradores antigos e checando com documentos e informações diversas. Com apoio de líderes locais se chegou à conclusão de que a fundação da Associação Nipo-Brasileira foi a primeira manifestação organizada e reflexo do crescimento da população, com a conseqüente transformação do local, de zona rural para núcleo urbano. Seguiu-se isso o processo urbano no bairro, com a chegada dos primeiros loteamentos e também com o início do comércio no Largo do Japonês, que ganhou este nome por causa de um armazém ali instalado por uma das famílias de imigrantes nipônicos.

A Associação Nipo Brasileira até hoje se presta à preservação da cultura e costumes da terra de origem e também busca, sempre, uma integração com a cultura brasileira. Foi oficializada em cartório somente 29 anos depois de fundada, no dia 5 de agosto de 1962.

O loteamento que deu origem ao bairro teve a denominação de Vila Cachoeirinha, um empreendimento da Imobiliária Rudge Ramos, isso no início dos anos 40. Consta que o primeiro corretor do loteamento foi o “Seu Maximino” e os primeiros proprietários dos lotes e moradores foram os senhores Evaristo Roque, Manoel Sanches, Sebastião Elias, Alvino P. da Silva e Amélia José Ferreira.