“Segurança Cidadã e a redução da violência” é tema do Aula São Paulo

A iniciativa permite aos técnicos do Município discutir o presente e o futuro da cidade e de aprender como outras metrópoles deram resposta a problemas comuns.

A experiência das cidades colombianas de Bogotá e Medelin na implementação de programas estratégicos para a redução da violência será apresentada no seminário Aula São Paulo, da Prefeitura de São Paulo, nesta quinta-feira (10/08), no auditório do 7º andar do Edifício Matarazzo.

Hugo Acero Velásquez, Coordenador do Programa de Segurança da Prefeitura de Bogotá, e Alonso Salazar J., Secretário de Governo da prefeitura de Medelin, farão uma exposição sobre os projetos que foram desenvolvidos desde 1993 e levaram maior segurança às populações daquelas duas cidades.

Os dois especialistas vão analisar e debater com os secretários e representantes de outros órgãos e autarquias municipais, além de convidados especiais, iniciativas de cultura cidadã e de redução da violência que proporcionaram resultados impactantes. Destaque para os Projetos de Cultura Cidadã, os Planos de Desarmamento, Polícia Comunitária e o Programa de Renovação Urbana.

O Aula São Paulo é um seminário instituído a partir de 2005 pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais inspirado em uma iniciativa pioneira espanhola, a “Aula Barcelona”, que nos anos 80 inovou a urbanização daquela cidade por meio de campanhas de comunicação e parcerias público-privadas.

A iniciativa permite aos técnicos do Município discutir o presente e o futuro da cidade e de aprender como outras metrópoles deram resposta a problemas comuns. Desde março de 2005, a secretaria trouxe a São Paulo mais de 15 profissionais de diversos países para dividir suas experiências e boas práticas na área urbana, por meio de palestras abertas à comunidade, além de uma série de workshops com profissionais da Prefeitura.

Da revitalização do Centro Histórico da Cidade do México às políticas de educação no trânsito, ciclovias e responsabilidade cidadã de Bogotá; da transformação arquitetônica e econômica de Barcelona à recuperação dos conjuntos habitacionais comunistas da antiga Berlim Oriental, várias experiências inspiradoras já foram discutidas no Aula São Paulo.

A secretária municipal de Relações Internacionais participa do seminário, que tem o apoio da Telefônica, do BID, da Cities Aliance e do Centro Maria Antônia da Universidade de São Paulo.

Serviço

Data: 10 de agosto, quinta-feira
Horário: 10h
Local: auditório do 7º andar do Edifício Matarazzo
Endereço: viaduto do Chá, nº 15