Prefeito vistoria obras de ligações viárias e prolongamento da nova Radial Leste

A ampliação da Radial Leste e a construção de ligações viárias vão criar um sistema de 19,5 quilômetros, a partir de Guaianases, desafogando o trânsito numa das principais ligações viárias da região.

Mais de 1 milhão de pessoas serão beneficiadas com as obras que a Prefeitura de São Paulo vem executando na Zona Leste. A ampliação da Radial Leste e a construção de ligações viárias vão criar um sistema de 19,5 quilômetros, a partir de Guaianases, desafogando o trânsito numa das principais ligações viárias da região.

Esse sistema viário vai permitir uma nova ligação da Zona Leste via marginal Tiête, ao centro da cidade. “Essa obra vai permitir aos moradores de Itaquera e Guaianases, acessar a marginal Tietê mais rapidamente. Vai desafogar a Radial Leste dando maior agilidade e rapidez ao trânsito dessa região. É uma das principais obras da cidade de São Paulo, que deveria estar pronta há 10 anos, e que nós vamos entregar nesta gestão”, declarou o prefeito.

Acompanhado pelo secretário de Infra-Estrutura Urbana e Obras, o prefeito fez nesta quinta-feria (10/08) uma vistoria pelas das em fase final de execução da alça de acesso da Nova Radial ao viaduto da avenida José Pinheiro Borges, que possibilitará a ligação com o centro de Itaquera. A alça tem 110 metros de extensão e sete metros de largura, e pemitirá também a ligação com a avenida Jacu-Pêssego por uma via de 350 metros partindo do centro de Itaquera.

Debaixo do viaduto José Pinheiro Borges vai funcionar a Estação de Transferência de Ônibus Urbano, por onde deverão circular 350 ônibus das 58 linhas do transporte coletivo que servem a região Leste. A obra está em fase de conclusão dos serviços de sinalização e iluminação, executados pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) SPTrans (São Paulo Transportes) e Ilume (Departamento de Iluminação Pública).

De lá, o prefeito seguiu para as obras do prolongamento da Radial Leste - Itaquera-Arthur Alvim. A Prefeitura entregou em março o túnel jornalista Odon Pereira, construído sob os trilhos da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e a Secretaria de Obras está trabalhando no trecho de 2,5 quilômetros do prolongamento da Radial Leste, com a construção de duas pistas com três faixas de rolamento. Desse trecho até a marginal Tietê, pelas vias já existentes, numa extensão de 10 quilômetros, se criará um sistema viário de 19,5 quilômetros.

A última parte da vistoria do prefeito foi às obras de canalização do córrego Franquinho, integradas ao projeto do sistema viário e que foram subdivididas em vários trechos. O trabalho faz parte do Procav II (Programa de Canalização de Córregos Implantação de Vias e Recuperação Estrutural e Social de Fundos de Vale), com financiamento pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e da Coordenação das Subprefeituras. As obras, em fase final, foram retomadas em agosto de 2005 e vão pavimentar cerca de 700 metros, executando serviços de microdrenagem (galeria de águas pluviais), e a implantação de 280 luminárias ao longo da avenida Calim Eid.

Durante a visita à Zona Leste, o prefeito destacou a necessidade da implantação desse sistema viário e acrescentou que será criado um grupo de trabalho para estudar propostas para a construção de uma ciclovia interligando a região de Guaianases à Zona Sul, via marginal Tietê. O prefeito mencionou ainda outros projetos que estão sendo desenvolvidos para a população da região, como o Hospital Cidade Tiradentes. A unidade terá capacidade para internação de mais de 1.000 pacientes e atendimento para cerca de 25 mil pessoas por mês.

Participaram da vistoria às obras da Radial Leste os subprefeitos de Itaquera, Guaianases, Penha, e São Miguel Paulista; e o presidente da CET, entre outras autoridades.