População de Parelheiros e Grajaú ganha novo Posto de Bombeiros

A população dessa região, antes atendida por outra unidade, sediada a 10 quilômetros de distância, junto à represa de Guarapiranga, terá um serviço mais rápido e eficiente.

O distrito de Parelheiros, na Zona Sul da cidade, passa a contar com mais uma unidade do Corpo de Bombeiros, que atenderá cerca de 300 mil moradores. O prefeito de São Paulo inaugurou nesta sexta-feira (11/08), o Posto de Bombeiros Teotônio Vilela, localizado na avenida Senador Teotônio Vilela, 7.900.

Com isso, a população dessa região, antes atendida por outra unidade, sediada a 10 quilômetros de distância, junto à represa de Guarapiranga, terá um serviço mais rápido e eficiente.

“Este Posto de Bombeiros recupera a necessária atuação nesta região, que tem demandas crescentes e estava deficitária, dada a sua extensão”, considerou o prefeito. Esta é a quarta unidade pertencente ao 4º Grupamento de Bombeiros, que atua na Zona Sul da cidade. O Posto de Bombeiros Teotônio Vilela teve sua sede construída integralmente pela Prefeitura e será administrado pelo Governo do Estado. Conta com efetivo de 25 soldados, viatura autobomba-salvamento, unidade de resgate e uma ambulância do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

A construção desse posto começou em julho de 2004. As obras foram paralisadas em outubro do mesmo ano, e retomadas em junho de 2005. O projeto foi concluído em julho deste ano. São 508,60 m² construídos numa área total de 5,5 mil m², com sala de aula, alojamentos, garagem e quadra poliesportiva. “Há pelo menos dez anos a população reivindica a construção desse posto. A população de Parelheiros cresceu 8,5% nos últimos dez anos e já passa de 200 mil pessoas ", afirmou o subprefeito de Parelheiros.

Parelheiros

No extremo sul da Capital, a 50 km do centro, a área sob responsabilidade da Subprefeitura de Parelheiros é composta pelos distritos Marsilac e Parelheiros, num total de 350 km². Lá estão as nascentes de água que alimentam as represas Billings e Guarapiranga, responsáveis por 30% do abastecimento da região metropolitana. A APA (Área de Preservação Ambiental) Capivari-Monos, criada pela Lei Municipal 13.136/01, é um dos poucos pontos da Mata Atlântica ainda preservados no Estado e abrange parte do Parque Estadual da Serra do Mar.

A região concentra cerca de 25% do território paulistano, apresenta estradas sinuosas e estreitas ao longo das quais encontram-se sítios e pequenas fazendas que produzem lenha, hortaliças, flores e plantas ornamentais. Há duas aldeias de etnia guarani dentro do território de Parelheiros: a Krukutu e a Tenondê Porã. Cada uma conta com uma escola específica para a educação infantil indígena, os CECIs - Centros de Educação e Cultura Indígena.

Participaram da cerimônia de inauguração o subprefeito de Parelheiros, o comandante do Corpo de Bombeiros do Estado de SP, Antonio dos Santos Antonio, e o comandante do Corpo de Bombeiros Metropolitano, João dos Santos de Souza, entre outras autoridades.