Boxeadora do COTP otimista para os Jogos Abertos do Interior

Andréia Bandeira é uma das estrelas do COTP; na oitava série, ela é fã de Rocky e dos grandes nomes nacionais do esporte.

Atual campeã Brasileira de boxe feminino, Andréia Bandeira promete ser um dos principais destaques da modalidade dos ringues nos Jogos Abertos do Interior, tradicional evento que chega a sua 70ª edição neste ano.

A atleta do COTP (Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa) que lutará pela medalha de ouro na categoria 72 kg, demonstrou otimismo quando questionada sobre suas chances de vitória. “Como sempre, minha meta é ser pelo menos a segunda colocada. Mas é claro que entrarei no ringue com o desejo de ser a campeã”, afirmou.

O único temor para o torneio, segundo a pugilista, vem de seu punho direito. “Sofri uma lesão recentemente e ainda sinto algumas dores. Mas farei o possível isso não me atrapalhar nos Jogos”, avisou Andréia, cuja conquista mais recente foi a medalha de prata no Pan-Americano de Boxe, disputado na Argentina, no mês de junho.

Neste ano, os Jogos Abertos do Interior serão realizados em São Bernardo do Campo, de 11 a 23 de setembro. De acordo com os organizadores, é esperada a participação de 200 cidades, totalizando mais de 15 mil atletas.

Troca dos bichos pelas luvas

Quem observa o talento de Andréia nos ringues dificilmente imagina que a atleta pensava em ser veterinária. “Eu queria, inclusive, fazer faculdadea. Mas por causa do boxe, irei prestar para educação física”, contou. Os estudos, aliás, têm sido uma das determinações da lutadora. “Estou na oitava série do ensino fundamental e quero ter o meu diploma. Não é fácil a minha rotina, mas sei que é possível estudar e treinar. É o que faço”.

Andréia mora na zona sul da cidade, no bairro de Santo Amaro. Os treinos, de segunda a sexta-feira, no período da tarde, têm duração de três horas e ganham carga extra em período de torneio.

“Quando há luta, eu também me preparo aos sábados. Isso sem contar a corrida tradicional aos domingos”, destacou a pugilista-estudante, que depois de suar a camisa no ginásio do COTP segue com seu material em direção à escola. “Não é fácil encarar a rotina puxada, pegar ônibus lotado... mas os resultados compensam e não me fazem desistir dos meus sonhos”.

Nos escassos momentos de folga, Andréia aproveita para ter uma rotina semelhante a de uma pessoa normal. “Saio com meus amigos, curto minha família em casa, mas aproveito mesmo para descansar”.

O interesse pelo boxe sempre foi visível em Andréia, que ainda gosta de assistir a filmes de luta, em especial o do garanhão italiano Rocky Balboa, o famoso filme que projetou a carreira de sucesso do ator Sylvester Stallone. “Eu sou fã do Rocky e desde pequena era muito agressiva, batia na molecada, então precisava aproveitar esse dom”, brincou.

Fã de lutadores brasileiros consagrados na modalidade, como Éder Jofre, Popó de Freitas e Sertão, Andréia espera seguir na trajetória das vitórias. “Minha prioridade é vencer cada vez mais. Afinal, tenho que assegurar a continuidade da minha Bolsa Atleta para 2007”, completou a boxeadora, referindo-se ao benefício que recebe mensalmente do Ministério dos Esportes, destinado aos melhores atletas de esportes olímpicos e paraolímpicos do Brasil — no COTP, somente ela e Loren Capecce, outra pugilista, foram selecionadas para ganhar o apoio financeiro.