Prefeitura inaugura 1º Centro de Referência para bebês

As crianças, encaminhadas à Casa Bakhita pela própria Justiça, desenvolvem atividades recreativas e lúdicas, além de passeios em grupo.

O prefeito de São Paulo inaugurou neste domingo (13/08), na Zona Leste da cidade, um centro de assistência social diferente. Trata-se do primeiro Centro de Referência do município exclusivo para bebês. A inauguração contou com cerca de 20 crianças de 0 a 6 anos, incluindo um bebê de apenas sete dias, que passam a contar com um lar provisório oferecido pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social em parceria com a organização Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto.

“O espaço inaugurado neste domingo é o ponto zero das crianças que desde o seu nascimento precisam do apoio do Poder Público. Essa unidade trabalhará integrada com os outros equipamentos da Prefeitura e irá servir de referência para novos centros de apoio”, disse o prefeito. Com o nome de Casa Bakhita, o novo equipamento faz parte do Programa São Paulo Protege, que atende crianças, adolescentes e adultos em situação de abandono e vulnerabilidade social.

“Este novo centro de referência para bebês faz parte da estratégia de reordenamento dos serviços de proteção social a crianças. Procuramos fazer um serviço menor e mais personalizado, para que o atendimento seja mais eficiente”, ressalta o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social. A Casa Bakhita tem capacidade de atender 25 crianças de 0 a 6 anos de idade, mas pode abrigar também grupos de irmãos, desde que um deles esteja dentro dessa faixa etária.

Na casa, as crianças desenvolvem atividades recreativas e lúdicas, além de passeios em grupo. As crianças são encaminhadas à Casa Bakhita pela própria Justiça. “Em geral, são crianças que foram abandonadas ainda na maternidade, nas ruas ou foram tiradas da guarda dos pais por algum problema familiar”, conta Roseli Gonzalez, coordenadora da Casa. O Centro funciona 24 horas por dia e conta com quatro quartos, quatro banheiros, um cozinha, uma sala, uma lavanderia e pátio.

Além do primeiro centro de referência para bebês, a SMADS mantém ainda outros 9 Centros de Referência da Criança e do Adolescente (CRECA), cinco Casas de Acolhida e 46 abrigos para atender crianças e adolescentes de 0 a 17 anos e 11 meses. De outubro a junho, a SMADS já atendeu nos 9 CRECAs 2.654 crianças e adolescentes. Destas 366 foram encaminhados às suas famílias, outras 212 para abrigos da rede de Proteção Social da Secretaria e 43 crianças foram encaminhadas para sua região de origem (outros municípios).