Com Pardais, Passagem Literária da Consolação vira galeria de arte

Telas se destacam para o público acostumado a utilizar a passagem sempre cheia de livros. Mostra fica em cartaz até 14 de setembro, ao lado dos vendedores de livros usados e da exposição permanente de artes plásticas.

Cercada de livros, telas chamam a atenção das pessoas que passam pela Passagem Literária da Consolação, que começa a se transformar também em galeria de arte. A partir desta terça-feira (15/08), o espaço apresenta a exposição Pardais - Liberdade e Aprisionamento Humano, do artista plástico gaúcho Miguel Anselmo. A mostra é gratuita e fica em cartaz até 14 de setembro. A iniciativa é da Associação Via Libris de Livreiros.

Com 20 obras em óleo sobre tela, de pequeno formato, que interagem entre si, o artista aborda a questão universal da liberdade e do aprisionamento. Pardais é a segunda exposição realizada na passagem. A idéia teve início em julho, com Abate, de Wagner Willian.

O evento conta com o apoio da Subprefeitura da Sé que, com o objetivo de criar um novo ambiente cultural, abriu, no ano passado, a Passagem Literária Consolação, transformando um corredor subterrâneo num espaço com programação cultural e venda de livros usados – ali estão permanentemente nove vendedores de livros usados e uma vitrine com exposição de artes plásticas do Centro Cultural São Paulo.

A passagem foi fechada em março de 2005, quando a Subprefeitura encontrou o local depredado, com infiltração de água nas paredes e sujeira, oferecendo riscos à população. O espaço foi reformado, com pintura, revisão da parte hidráulica e elétrica, colocação de forro de gesso e outros reparos necessários, e abriu ao público em novembro do ano passado.

“Com os livreiros trabalhando ali, continuam prestando serviço à cultura sem entrar na irregularidade, deixando a passagem mais segura e um local atraente para o paulistano”, diz o subprefeito da Sé e secretário da Coordenação das Subprefeituras. A Secretaria de Cultura e o Centro Cultural São Paulo são parceiros da Passagem, levando para sua vitrine exposições de artes plásticas.

Exposição Pardais - Liberdade e Aprisionamento Humano.

De 15 de agosto a 14 de setembro.
Horários: De segunda a sexta, das 7h às 22 horas; sábados, domingos e feriados - das 10 às 22 horas.
Passagem subterrânea da rua da Consolação próximo à avenida Paulista.
Gratuito.