Capacita Sampa forma primeira turma de cozinheiros industriais

Curso mantido pela Secretaria Municipal do Trabalho diplomou 255 jovens carentes com idade entre 16 e 20 anos, que agora pretendem ingressar no mercado de trabalho.

São Paulo é a capital da gastronomia. Preparar diversas iguarias, decorar saladas, combinar alimentos e molhos, entre outras habilidades, passou a ser um diferencial para as pessoas que pretendem ingressar no mercado de trabalho. Ao todo, 255 jovens carentes com idade de 16 a 20 anos receberam no início desta semana o diploma do curso de Cozinheiro Industrial do Programa Capacita Sampa, mantido pela Secretaria Municipal do Trabalho.

“Estou muito emocionada. Com este curso, consegui meu primeiro emprego numa rede de lanchonete. Também aprendi a trabalhar em equipe”, conta Aline Batista de Lima, de 19 anos, que mora no Jardim Luzo, na Zona Sul.

Aline acha que tem afinidade com a cozinha, por isso escolheu o curso. “Comecei a me a-venturar na cozinha de casa. Um dia preparava o arroz, depois o feijão e assim fui aprendendo. Mas no curso minha visão gastronômica aflorou e hoje já sei preparar pratos muito mais elaborados para minha família.”

Formatura

A cerimônia de formatura foi realizada na sede da Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo. O curso, que começou em dezembro do ano passado, foi dividido em duas etapas. Na primeira, os alunos participaram do módulo básico com aulas de informática básica e reforço escolar em Língua Portuguesa e Matemática. A segunda etapa - o chamado módulo específico - começou em abril, com duração de 325 horas. Du-rante o curso, os estudantes receberam uma bolsa mensal no valor de R$ 200.

Aos 18 anos, Rosiane Santos de Souza, que mora no Jardim das Rosas, na Zona Sul, saiu do curso com diploma e emprego. “Entrei no curso por insistência de amigas. Saio daqui com qualificação profissional na área de cozinha industrial e emprego garantido em um res-taurante na cidade de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo", revela Rosiane, que sonha abrir seu próprio restaurante.

Com experiência de 35 anos na área de gastronomia, o professor especialista em massas José Renato de Souza declarou-se satisfeito com os resultados da turma: "Se pudesse, contrataria metade destes alunos para trabalhar em meu restaurante", afirma. Durante o curso, o professor deu aulas de preparação e confecção de todos os tipos de massas.