Jogos da Cidade trazem curiosidades numéricas e históricas

A subprefeitura da Mooca, por exemplo, teve a participação da equipe de futebol de campo dos Los Boêmios, totalmente composta por imigrantes bolivianos.

A etapa regional dos Jogos da Cidade, que foi disputada de 7 de maio até 2 de julho, contou com várias curiosidades e peculiaridades. E a etapa municipal que começou no dia 5 de agosto e vai até outubro também terá momentos marcantes e muitas atrações.

A subprefeitura da Mooca, por exemplo, contou com a participação da equipe de futebol de campo dos Los Boêmios, totalmente composta por imigrantes bolivianos. Celso Lopes, supervisor esportivo e Vivian Sampaio, técnica de educação física da Subprefeitura, destacaram que cada partida da equipe era uma verdadeira festa. O campo contava com uma grande torcida que aplaudia, cantava, dançava e incentivava os seus jogadores.

Outro destaque da região foi o time de futsal masculino Já+Bute Futebol e Sampa que é tri-campeão na fase regional. E nesta edição dos Jogos, a fase municipal já mostrou que tem uma boa equipe e um ataque poderoso, quando goleou por nove a zero o time da Garra Futsal.

Nesta semana, o bairro da Mooca, um dos mais tradicionais de São Paulo, comemora 450 anos de vida. O nome vem do tupi-guarani e significa “construir casa”. Conta-se que os índios viam os brancos construindo suas casa e exclamavam: moo oca. Outra versão é que os padres ensinavam os indígenas a construir casas e estes diziam “moo oca”. O bairro ainda traz em suas características os detalhes arquitetônicos da época industrial, com forte influência das comunidades portuguesas, espanholas e mais especificamente dos italianos.

E por falar nos imigrantes, durante a realização da primeira fase dos Jogos, uma outra colônia de imigrantes também contribuiu muito para o sucesso do torneio. Foi na região noroeste da cidade, no bairro da Casa Verde. Na região, em meados do século 19, um sítio na margem do Tietê levava o nome de “Casa Verde”.

Era um sítio de propriedade de José Arouche de Toledo Rondon, que morava na esquina da Rua do Rosário com o Beco do Colégio. A casa possuía janelas verdes, razão pela qual suas irmãs passaram a ser conhecida como “as meninas da casa verde”. Como a família Rondon passava os finais de semana no sítio, o apelido acabou se estendendo também a essa propriedade. O povo passou a usar o local como referência: “perto do sítio das meninas da Casa Verde”. O nome se propagou e acabou virando o nome do bairro.

A comunidade da subprefeitura da Casa Verde vem participando dos Jogos desde a sua implantação em 2003, geralmente nas modalidades coletivas. Um dos destaques da região é a equipe do Grêmio Cachoeirinha que foi campeã na fase municipal e tri campeão da fase regional (2003, 2004 e 2005).

Neste ano estão participando da competição nas modalidades basquete masculino, handebol masculino e feminino, vôlei masculino e feminino, futsal masculino e feminino e futebol de campo masculino e na fase municipal futebol feminino.

As equipes da Subprefeitura da Casa Verde que mais disputaram os Jogos da Cidade são: Grêmio Cachoeirinha, Amanhecidos e Morro da Casa Verde (futebol de campo), LUPEF – Liga Universitária Paulista de Educação Física e ETE Albert Einstein (em diversas modalidades) e Comandante Garcia D’Avila (basquete).

Na Zona Norte da capital, a região de Santana se destacou. Cerca de 80 equipes divididas nas modalidades de futebol de campo, futsal, vôlei, basquete e handebol. Mais de 950 atletas foram inscritos na competição onde participaram em de mais de 80 partidas divididos entre jogos classificatórios e eliminatórios simples.

O futebol como sempre foi o esporte que mais público atraiu em suas apresentações com um grande número de torcedores nas arquibancadas. As equipes que se destacaram no futebol foram Clube Imbiras Futebol e Samba, que se classificou em segundo lugar em seu grupo.

No futsal masculino os times do Garden Esporte e União do Bosque se destacaram por sua primeira participação e também como as equipes mais disciplinadas. No vôlei masculino o Grupo Qualidade na Idade foi o campeão na etapa regional enfrentando a temida equipe do Unisanta que foi a vencedora das outras edições.

A região de Santana começou a se projetar no cenário paulistano e nacional após a criação, em 1893, do Tramway da Cantareira - o Trem das Onze, imortalizado por Adoniran Barbosa. Sant’Ana era a avó materna de Jesus e é a padroeira das viúvas, dos trabalhadores em minas e das bordadeiras. No final do século 19, Sant’Ana foi consagrada padroeira e protetora da arquidiocese de São Paulo e assim a região tornou-se referência para as festividades em homenagem à santa.


Leia mais

Jogos da Cidade: o esporte integrando os paulistanos
Subprefeituras de Santo Amaro e Vila Mariana unidas pelo esporte