Subprefeituras de Santo Amaro e Vila Mariana unidas pelo esporte

Os Jogos da Cidade, organizados e promovidos pela SEME, têm como objetivo valorizar o esporte amador e difundir ainda mais as modalidades esportivas, unindo atletas de diversas regiões da cidade.

Integrar a cidade pelo esporte e valorizar o cidadão, resulta na contribuição de uma sociedade mais justa e solidária. Os Jogos da Cidade, organizados e promovidos pela SEME, têm como objetivo valorizar o esporte amador e difundir ainda mais as modalidades esportivas, unindo atletas de diversas regiões da cidade.

E a Zona Sul faz parte do cenário esportivo amador. Um bom exemplo é a Subprefeitura de Santo Amaro que está participando efetivamente dos Jogos da Cidade.

Localizada numa das regiões mais populosas da cidade de São Paulo, Santo Amaro é considerado um dos maiores centros comerciais da Zona Sul e abriga também várias associações, entidades e clubes esportivos que vem se destacando principalmente no futebol de salão feminino.

Uma tradicional equipe da Zona Sul e que tem fortes laços com a comunidade, venceu a fase regional. Trata-se da ABUPV - Associação Beneficente Unidos pela Vida, que vibrou muito com o título regional e agora sonha em chegar à final dos Jogos da Cidade.

As atletas da ABUPV mostraram que o futsal feminino vem evoluindo e pode dar trabalho na fase municipal. Em segundo lugar, ficou a equipe da ACM – Associação Cristã de Moços.

Handebol também é destaque

Um outro esporte de conjunto, que é praticado em sua maioria por estudantes e que cresce a cada dia, o handebol, também é um dos destaques dos Jogos da Cidade.

O handebol marcou presença na categoria feminino com a equipe do Hand Ibira. O time está representando a Subprefeitura de Vila Mariana e venceu a fase regional.

Duas atletas chamaram a atenção na competição: Cristiane do Carmo e Kelly Campos. Ambas com 18 anos pareciam veteranas e levaram seu time para a fase municipal.

Cristiane jogou pelo Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa – COTP da SEME e Kelly atuou pelo SC Corinthians Paulista.

Segundo Ricardo Issao, diretor da equipe do Hand Ibira, as duas atletas têm condições de competir por grandes equipes: “Em menos de um ano de existência, já vencemos a etapa regional e vencemos a Copa Mercedes Benz de Handebol. Estamos no caminho certo”, concluiu Issao.

Festivais são “termômetro” dos jogos

Além da disputa das oito modalidades em fases regionais e na fase municipal, os Jogos da Cidade também realizam festivais esportivos. Os eventos são um “termômetro” para descobrir quais esportes são atraentes para a população e quais delas podem, futuramente, tornar-se modalidades oficiais das fases regional e municipal.

“A gente está tentando buscar modalidades que atraem a população para participar dos Jogos”, explica Fredi Pimentel, coordenador da competição. No próximo dia 20 de agosto, acontece o primeiro evento da edição 2006 dos Jogos. É o Festival de Capoeira no Clube da Cidade Ibirapuera, em uma competição disputada por atletas das diversas subprefeituras. Cada grupo deve preparar uma pequena apresentação tentando demonstrar quem é melhor dentro dos fundamentos da capoeira. O Clube Ibirapuera fica na Rua Pedro de Toledo, 1.651, na Vila Clementino.

No dia 27, é a vez do Atletismo, que acontece na pista do COTP (Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa). Cada subprefeitura terá no máximo três atletas inscritos em cada prova. Serão disputadas competições de 1.000m, 3.000m e 5.000m, nas categorias masculina e feminina. As provas serão realizadas em uma só fase, com séries eliminatórias. A pista do COTP fica na Alameda Iraé, 35, no bairro de Moema. Apenas atletas nascidos até 1990 podem participar da disputa.

E no dia 17 de setembro, antes da final da fase municipal, acontece o último e mais inusitado festival dos Jogos da Cidade. O truco, tradicional jogo de cartas, chega no Clube Ibirapuera com oito duplas representando cada subprefeitura. A competição será disputada pelo sistema de eliminatória simples e os cruzamentos serão estabelecidos através de sorteio. O truco será jogado com um baralho específico para a modalidade e serão adotadas as regras oficiais.

Nos três festivais, os atletas serão premiados com medalhas e as equipes campeã e vice-campeã receberão troféus.


Leia mais

Jogos da Cidade: o esporte integrando os paulistanos
Jogos da Cidade trazem curiosidades numéricas e históricas