Prefeito vistoria reforma de Pronto Socorro na Barra Funda

O Pronto Socorro Dr. Álvaro Dino de Almeida atende cerca de 12.000 pacientes por mês. De cada 10 usuários, um é morador de rua. Com a reforma, o PS passará a contar com sala de inalação e aplicação de soro e uma ampla sala de espera.

Até o final deste ano, 30 unidades de saúde, entre Pronto-Socorros, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Hospitais da capital estarão reformadas e ampliadas. A Prefeitura de São Paulo está investindo R$ 13 milhões nas reformas, como a do PS Dr. Álvaro Dino de Almeida, na Barra Funda, vistoriada nesta quarta-feira (16/08) pelo prefeito. Também participou da vistoria a secretária municipal de Saúde. “Nós encontramos na área da saúde uma situação catastrófica. Esta é mais uma unidade que reformamos e entregaremos, ainda este ano, com condições dignas de atendimento”, declarou o prefeito.

O Pronto Socorro Dr. Álvaro Dino de Almeida atende cerca de 12.000 pacientes por mês (400 por dia). De cada 10 usuários, um é morador de rua. Com a reforma, o PS passará a contar com sala de inalação e aplicação de soro (procedimentos antes realizados no corredor) e uma ampla sala de espera. A unidade também está sendo adaptada para atender as normas de acessibilidade, com a instalação de banheiro, rampas de acesso e corrimões para portadores de necessidades especiais.

A reforma, executada pela Secretaria Municipal de Infra-Estrutura e Obras (Siurb), é realizada numa área de 500 m², onde estão sendo feitas intervenções estruturais, como troca do piso e ampliação do telhado, revisão nas instalações elétricas e hidráulicas e executada nova pintura externa e interna. O local receberá adequações para destinação do lixo hospitalar.

O Pronto Socorro da Barra Funda funciona desde novembro de 1992, com equipes de clínica médica, pediatria, ortopedia, cirurgia e odontologia atendendo durante 24 horas por dia, de segunda a sexta-feira. O PS é a porta de entrada para o atendimento em cinco UBSs do distrito de Saúde da Sé e do Serviço de Atendimento Especial (SAE) de Campos Elíseos.

Investindo na saúde

Além da reforma e ampliação dos equipamentos de saúde existentes, a Prefeitura também está construindo novas unidades. Desde o início desta gestão, já foram entregues 29 AMAs (Unidade de Assistência Médica Ambulatorial), que atendem casos de baixa e média complexidade, e 19 UBSs. Outras duas obras importantes que estão em curso são as dos hospitais Cidade Tiradentes e M´Boi Mirim, ambos com 281 leitos e capacidade de internação de 1.200 pacientes. A previsão é que o hospital de Cidade Tiradentes seja entregue neste ano e o do M´Boi Mirim, em 2007.

A informatização das unidades de saúde também permitiu a implantação do Programa Remédio em Casa, que disponibiliza na residência do paciente medicamentos para doenças crônicas (diabetes e hipertensão, por exemplo) e já beneficiou cerca de 20 mil usuários. Outro avanço foi a regularização do estoque de medicamentos da Prefeitura, por intermédio do Programa Remédio nos Postos. Atualmente, são disponibilizados 173 medicamentos que compõem a lista básica da Secretaria Municipal de Saúde.