Capoeira é atração dos Festivais dos Jogos da Cidade

Participarão clubes, entidades e associações esportivas, com um grupo mínimo de 15 capoeiristas e no máximo 20, já incluso o mestre. A competição tem caráter técnico e tem como objetivo mostrar os principais fundamentos da capoeira.

A Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (SEME) promove, neste domingo (20/08), a partir das 9h, o Festival de Capoeira, no Ginásio do CEE Mane Garrincha – rua Pedro de Toledo, 1651, Zona Sul da cidade.

O evento faz parte dos Festivais Esportivos dos Jogos da Cidade, parte integrante do maior campeonato amador da cidade, os Jogos da Cidade. Além da capoeira, os festivais terão as modalidades de atletismo (que será realizado no dia 27 de agosto, às 9h, na pista de atletismo do COTP – alameda Iraé, 35, Ibirapuera) e truco (o festival acontecerá no dia 17/09, as 8h30, também no ginásio do CEE Mane Garrincha).

No Festival da Capoeira participarão clubes, entidades, associações esportivas, com um grupo mínimo de 15 capoeiristas e no máximo 20, já incluso o mestre. A competição tem caráter técnico e tem como objetivo mostrar os principais fundamentos da capoeira.

O tempo de apresentação de cada grupo não poderá exceder dez minutos e serão avaliados da seguinte maneira:

Uniformes - o capoeirista deverá usar uniforme branco, de acordo com a tradição, ou amarelo e preto se for de Angola
Tradição - o jogo deverá ter início, meio e fim
Ritmos - bateria, palmas, canto, animação e música
Seqüência - desfecho dos movimentos seqüenciados, destreza corporal e técnica dos movimentos
Ginga - a ginga e os floreios deverão estar de acordo com o ritmo e com o toque dos instrumentos, a pedido do mestre responsável pela apresentação
Volume de Jogo - será observado a harmonia dos quesitos anteriores (tradição, ritmos, seqüência e ginga)

História

De origem africana, a capoeira surgiu no ano de 1540 e une agilidade e força. Única modalidade de luta que se faz acompanhada por instrumentos musicais, a capoeira teve sua origem entre os escravos, que dessa forma disfarçavam a prática da luta numa espécie de dança, enganando os senhores de engenho.