Marginais Tietê e Pinheiros vão ganhar novos pontos de luz

Ilume, da Secretaria de serviços, vai trocar luminárias, lâmpadas e acessórios em alguns trechos das marginais até o final de setembro. Está prevista a instalação de mais de 50 unidades de iluminação.

O Departamento de Iluminação Pública (Ilume), da Secretaria de Serviços, iniciou a remodelação da iluminação e implantação de novos pontos de luz nas marginais Tietê e Pinheiros. Os trabalhos foram divididos em cinco etapas. Ao todo serão substituídas 920 lâmpadas de mercúrio por vapor de sódio - que são mais econômicas e iluminam mais - e instaladas mais 50 unidades de iluminação.

Nesta primeira etapa, alguns trechos da marginal Tietê entre as pontes Imigrante Nordestino e dos Remédios (sentido rodovias Airton Senna e Castelo Branco), que ainda não receberam iluminação de sódio, serão contempladas. Na segunda etapa o Ilume fará a remodelação do Complexo Cebolão. A marginal Pinheiros também será atendida com a substituição das lâmpadas. Os trechos ficam entre o Complexo Cebolão e a ponte Jaguaré, outro entre as pontes Cidade Universitária e Eusébio Matoso e, também, o trecho entre as pontes Eng. Roberto Zuccolo até a do Socorro.

Atendendo a reivindicações de pessoas que circulam diariamente pela marginal Tietê, na divisa com o município de Guarulhos, o Ilume vai instalar novos pontos de luz. Outro trecho que também será beneficiado fica entre a ponte Atílio Fontana e avenida Alexandre Collares.

Na quinta etapa, dois trechos da marginal Pinheiros, um entre as pontes do Jaguaré e Cidade Universitária, onde fica a Raia Olímpica da USP e outro entre as pontes Eusébio Matoso e Eng. Roberto Zuccolo, nas imediações do Jóquei Clube, serão contempladas com novas unidades. No entanto, os locais estão passando por avaliação técnica.

As equipes de manutenção e ampliação realizarão os trabalhos no período noturno para não prejudicar o trânsito e contam com o apoio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Desde julho, o programa Reluz já substituiu mais 20 mil lâmpadas nos distritos de São Mateus, São Rafael, Sapopemba, Cachoeirinha, Pedreira e Jardim São Luiz. O objetivo do programa é promover o desenvolvimento de sistemas eficientes de iluminação pública.