Ex-diretora do Procon é a nova Ouvidora Geral do Município

O nome de Maria Inês Fornazaro foi escolhido em uma lista tríplice enviada ao prefeito pela Comissão de Direitos Humanos, que incluía também os nomes de David Zylbergeld Neto e Claudio Tucci. Ela assumirá a ouvidoria por dois anos, passível de renovação pelo mesmo período.

O prefeito de São Paulo nomeou a cientista social Maria Inês Fornazaro para o cargo de ouvidora do município. A nomeação será publicada no Diário Oficial da Cidade de São Paulo desta sexta-feira (18/08). O nome de Maria Inês foi escolhido em uma lista tríplice enviada ao prefeito pela Comissão de Direitos Humanos, que incluía também os nomes de David Zylbergeld Neto e Claudio Tucci. Maria Inês assumirá a Ouvidoria Geral do Município pelo período de dois anos, passível de renovação pelo mesmo período.

O prefeito declarou que pautou sua escolha pela convicção de que "as administrações públicas contemporâneas devem tratar os cidadãos como consumidores dos serviços públicos, com o mesmo cuidado que recebem os clientes das melhores instituições dedicadas aos direitos do consumidor". "Maria Inês Fornazaro é uma profissional experientíssima, pioneira na luta pelos direitos do consumidor no Brasil. Agora vai se dedicar à importante missão de cuidar dos direitos do cidadão paulistano", disse.

Bacharel em Ciências Sociais pela PUC/SP, com pós-graduação em Psicologia da Saúde e especialização em Administração de Organizações Não Lucrativas pela FGV/SP, Maria Inês tem 33 anos de experiência de atendimento ao público. A nova ouvidora iniciou a carreira em 1973, no Departamento de Atendimento ao Consumidor de uma loja de departamentos. Em 1978 passou a trabalhar no Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor), onde trabalhou como diretora de 1995 a 2002.

Entre 2002 e 2005 auxiliou as comissões de Defesa dos Direitos do Consumidor, Administração Pública e Saúde na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e, em 2006, assumiu o cargo de coordenadora de Inclusão Digital da Prefeitura de São Paulo.

A seguir, um breve resumo da experiência profissional de Maria Inês Fornazaro:

* Atuação junto à Gerência de Vendas encarregada do atendimento ao consumidor na Sears Roebuck S/A Comércio e Indústria - 1973 a 1978

* Procon - Fundação de Proteção e Defesa ao Consumidor - 1978 a 2002

Diretora Executiva (1995-2002)

- Responsável pela estruturação e implementação da Fundação Procon, instituição de direito público;

- Coordenação das diretorias adjuntas da Fundação Procon; Atendimento e Orientação ao Consumidor, Estudos e Pesquisas, Fiscalização, Programas Especiais e de Relações Institucionais e Administrativa Financeira, aumentando em 270% a média anual de atendimentos no período;

- Representação institucional perante agências reguladoras, órgãos e entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais, inclusive veículos de comunicação;

- Responsável pela implementação da Lei 10.294, Código de Proteção e Defesa dos Usuários de Serviços Públicos do Estado de São Paulo no Procon e participação na Comissão Estadual que implementou a lei nos órgãos públicos estaduais das administrações direta e indireta;

Diretora do Centro de Estudos e Pesquisas (1989-1995)

- Responsável pela implantação do Centro de Estudos e Pesquisas dos Direitos do Consumidor da Secretaria de Estado da Defesa do Consumidor;

- Coordenação técnica de trabalhos educativos e de orientação ao consumidor;

- Coordenação de pesquisas de campo de opinião, abastecimento e comparativas de preços para definição de diretrizes técnicas da política estadual de defesa do consumidor;

Assessora Técnica da Diretoria Executiva (1987-1989)

- Coordenação das áreas técnicas de atendimento e encaminhamento de reclamações;

- Assessoria ao diretor executivo e substituição nos seus impedimentos;

- Responsável pela administração dos recursos financeiros do órgão;

Supervisora técnica (1984-1987)

- Supervisão das áreas técnicas de atendimento pessoal, telefônico, cartas e encaminhamento de reclamações;

Técnica de Proteção e Defesa do Consumidor (1979-1984)

- Atuação nas áreas de atendimento pessoal, telefônico, cartas e encaminhamento de reclamações de serviços públicos, privados, produtos, alimentos e saúde;

Estagiária (1978-1979)

- Atendimento ao consumidor pessoal e por telefone;
- Encaminhamento de reclamações junto aos fornecedores