Telecentro na Cidade Tiradentes vai auxiliar na busca de emprego

A unidade marca o início da parceria da Prefeitura com a empresa Curriculum.com.br (especializada em recolocação profissional), que vai facilitar o acesso dos usuários de toda a rede de Telecentros às vagas oferecidas no mercado de trabalho.

Com a inauguração do Telecentro Bravas Guerreiras, os quase 200 mil moradores de Cidade Tiradentes passam agora a contar com mais um serviço de apoio de inclusão digital e também profissional. A unidade marca o início da parceria da Prefeitura com a empresa Curriculum.com.br (especializada em recolocação profissional), que vai facilitar o acesso dos usuários de toda a rede de Telecentros às vagas oferecidas no mercado de trabalho. Dados da Fundação Seade indicam que entre cada 428 moradores, há um desempregado.

O prefeito de São Paulo destacou, durante a inauguração nesta sexta-feira (18/08), que se trata do primeiro Telecentro de Cidade Tiradentes que funcionará em convênio com uma entidade da comunidade. "É a pulverização dos Telecentros pela cidade, e aqui, numa das regiões mais carentes, trazemos este importante serviço de inclusão digital, que promove também a inserção social”, disse o prefeito, destacando que nas próximas semanas a região vai ganhar um dos mais modernos hospitais da cidade de São Paulo. Em Cidade Tiradentes, já existem outros quatro Telecentros em funcionamento, pelo sistema de administração direta.

O Telecentro Bravas Guerreiras, a 17ª unidade entregue nesta gestão, fica na avenida dos Têxteis, nº 580, Jardim Etelvina. Conta com 14 computadores e um servidor, com capacidade para atender a 3.400 pessoas por mês. Funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Em operação experimental desde o dia 8 de agosto, registrou metade dos usuários interessados em informações sobre cursinhos, faculdades, ProUni, Enem e na busca por empregos.

Com este Telecentro, foi dado início a um programa conjunto entre a Secretaria de Participação e Parceria e a empresa Curriculum.com.br, que vai disponibilizar na página do Telecentro um link para cadastro de currículos. Segundo Jorge Abu Jamra, gerente operacional da empresa, esse caminho permitirá que os usuários dos Telecentros tenham acesso às vagas oferecidas por 35 mil empresas. De acordo com Abu Jamra, existe uma lacuna na busca por pessoas que desenvolvem atividades específicas (cozinheiro, empalhador, desossador), que não estão enquadradas nos bancos de oferta de emprego.

Bravas Guerreiras

A instalação do Telecentro no Jardim Etelvina é uma conquista da Associação Beneficente Bravas Guerreiras, que há quatro anos luta por este equipamento como possibilidade de melhores condições aos moradores do bairro. Segundo a presidente Eunice Vitalina Marcelino da Silva, os moradores do bairro poderão utilizar o serviço para conhecer a tecnologia, aperfeiçoar seus estudos e melhorar as condições para ingressar no mercado de trabalho.

“Já começamos a ver a diferença aqui, com maior freqüência dos jovens e até das pessoas da terceira idade à nossa associação, em busca do Telecentro. Minha intenção é que o jovem conheça, pela internet, seus direitos”, disse. Além do Telecentro, a associação presta atendimento para cerca de 1.200 pessoas por mês, com serviços de distribuição de leite, alfabetização de adultos, cursos de espanhol e inglês, atendimento psicológico, assistência jurídica para aposentados e biblioteca.

Inclusão digital e social

Administrados pela Coordenadoria de Inclusão Digital, da Secretaria de Participação e Parceria, da Prefeitura, os Telecrentos, prioritariamente, são instalados em áreas periféricas do município e têm hoje mais de 550 mil usuários cadastrados. O primeiro Telecentro do programa foi implantado em junho de 2001, na Cidade Tiradentes, e hoje há 145 espalhados pela Capital.

O Programa de Inclusão Digital conta com a parceria e o apoio de diversas entidades, organizações não-governamentais, empresas privadas e sociedade civil. Nos Telecentros são realizados cursos que vão de um nível mais básico - Introdução à Informática, com duração de 20 horas - até níveis mais avançados. Todos os serviços, cursos e materiais fornecidos pelos Telecentros são gratuitos.

Mais de 130 mil pessoas já receberam os certificados de conclusão do Curso Básico. Os Telecentros desenvolvem também várias oficinas que abrangem temas como educação ambiental, criação de sites, entre outros temas sociais, ambientais e profissionais, proporcionando também à comunidade a inclusão social.

Os Telecentros operam em três modalidades: administração direta, convênios com entidades da sociedade e instalação em CEUs. A decisão para a escolha dos locais de instalação considera as regiões com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade.