Preços mais acessíveis devem atrair novas platéias ao Municipal

No próximo dia 28 de março (segunda-feira), às 10 horas, o Theatro Municipal fará o lançamento oficial da programação da temporada 2005.

O Theatro Municipal foi durante muito tempo palco exclusivo das companhias de ópera estrangeiras, que vinham entreter a burguesia paulistana. Inaugurado em 12 de setembro de 1911, era ponto de encontro da elite paulista da época.

Hoje, no entanto, o Municipal pretende atrair um público maior. É o que pretende o maestro Jamil Maluf, novo diretor artístico da casa. Na direção desde o final de fevereiro, o maestro está empolgado para o lançamento da temporada 2005 do Municipal, que começa no dia 10 de abril.

Os preços dos ingressos dos espetáculos nem sempre foram atrativos do Municipal, reclama a dona-de-casa Ana Carolina Santos, de 55 anos. “O Municipal é lindo, tem apresentações interessantes, mas sempre teve preços salgados”, afirma. Para atrair pessoas como Ana Carolina, já no próximo mês os ingressos terão valores equivalentes aos do cinema. “Vou tentar fazer uma política de preços mais acessíveis, que não afaste o público”, promete o maestro.

O novo diretor artístico também terá o desafio de contornar a difícil situação financeira do Municipal, sem afetar a qualidade da programação. Uma das medidas que pretende tomar será adotar o sistema de permutas, que consiste em trocas de montagens, figurinos e cenário, com outros teatros. É assim que o maestro pretende inserir as óperas no cronograma de apresentações.

Outra novidade que o público poderá conferir é a presença mais freqüente dos corpos estáveis da casa - o Quarteto de Cordas, o Balé da Cidade de São Paulo, o Coral Lírico, o Coral Paulistano, a Orquestra Sinfônica Municipal e a Orquestra Experimental de Repertório - na programação.

“Isto não quer dizer que não teremos atrações de fora. O que farei será compatibilizar a agenda dessas companhias com a agenda do Municipal, para que os nossos corpos artísticos não sejam prejudicados”, avisa o maestro. Durante o mês de março, o Theatro Municipal apresentou uma série de concertos gratuitos chamada “O Municipal e seus Artistas”, que foi sucesso de público. Segundo o maestro, essa foi apenas uma prévia do que se encontrará na programação deste ano.

“O Theatro Municipal é uma instituição importante, mas não é forte. E só vamos fortalecer a instituição, a partir do momento que fortalecermos nossos corpos artísticos”, conclui.

Coletiva de imprensa – O Theatro Municipal promoverá no dia 28 de março (segunda-feira), às 10 horas, o lançamento oficial da programação da temporada 2005. Estarão presentes à coletiva o Secretário de Cultura, o diretor artístico Jamil Maluf e representantes da Associação Patronos do Municipal. Os jornalistas devem confirmar a presença pelo e-mail comunica@theatromunicipal.com.br. Para entrar em contato com a assessoria de imprensa, ligue para 223-3022, ramal 263.

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura