Banco Mundial quer fazer diagnóstico financeiro do município para futuros investimentos

Segundo o vice-presidente do Bird, o diagnóstico preliminar para investimentos em municípios deverá estar concluído no final do mês de abril

O prefeito José Serra recebeu, na tarde desta terça-feira (29/03), a visita do vice-presidente do Banco Mundial (Bird), Vinod Thomas, que também é diretor da instituição no Brasil. O encontro deu continuidade aos entendimentos que o prefeito de São Paulo manteve com o Banco Mundial durante a sua visita a Washington nos dias 11 e 12 de março, quando tratou de novos investimentos para a cidade e projetos em andamento.

Após a reunião, Thomas informou que “hoje conversamos sobre um diagnóstico da situação financeira do município com vistas à possibilidade de parcerias e apoio do Banco Mundial à projetos para a cidade. O diagnóstico preliminar deverá estar concluído no final do mês de abril, mas as análises continuarão a ser feitas junto com a Prefeitura”.

Segundo destacou o representante do Banco Mundial, os projetos da instituição até agora estão direcionados aos níveis federal e estadual, por exemplo no projeto do metrô, de água e saneamento da região de Guarapiranga e outro programa na área da educação. “Mais para a frente, vamos analisar projetos que vão diretamente para o município e aí temos que avaliar a situação financeira, a preparação de projetos e ver o que seria ideal para a cidade”.

Assim como foi feito durante a visita de Serra a Washington, Vinod Thomas afirmou que na reunião desta terça-feira foram discutidos novamente projetos para as áreas da educação, saúde, infra-estrutura, meio ambiente e cultura, mas a principal questão foi a necessidade de se fazer um diagnóstico na área fiscal, financeira, a capacidade de endividamento do município, sem entrar em detalhes de cada setor.

A secretária municipal de Relações Internacionais, Helena Gasparian, que participou da reunião, avaliou o encontro como muito positivo. “Nós temos alguns programas de financiamento com o Banco Mundial, sempre a fundo perdido, mas existe um interesse do banco de explorar possibilidades com a Prefeitura. O fato de eles terem dado um retorno tão rápido, praticamente 15 dias depois do encontro em Washington, é um sinal excelente para a Prefeitura”.

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura