Prefeitura faz projeto experimental do Domingo na Paulista

A idéia é testar um novo modelo para o evento e medir o impacto e aceitação na região. Para tanto, será feita uma pesquisa de opinião com os participantes, com moradores do entorno, e também com comerciantes e motoristas que estiverem no local.

A Prefeitura da Cidade de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e do Anhembi Turismo e Eventos estará a partir do próximo domingo (03/04) promovendo, em caráter experimental, a 1ª Edição do Domingo na Paulista 2005, das 9h às 14h, no trecho compreendido entre a Alameda Casa Branca e a Rua Pamplona.

A idéia é testar um novo modelo para o evento e medir o impacto e aceitação na região. Para tanto, será feita uma pesquisa de opinião com os participantes, com moradores do entorno, e também com comerciantes e motoristas que estiverem no local.

O questionário, com metodologia elaborada por professores da USP, será aplicado por funcionários da Anhembi, monitores da USP, membros da Associação Paulista Viva e do Conseg. Nas edições realizadas em 2004, apenas os participantes do evento foram consultados, gerando um alto índice de aprovação do mesmo.

O objetivo agora é consolidar o resultado e a partir daí definir se a atividade será mantida. A Prefeitura de São Paulo não deseja a promoção de eventos não aprovados pela comunidade local.

Para que o trânsito não seja prejudicado, a interdição será somente de uma das pistas da avenida, no sentido Consolação-Paraíso, diferentemente das edições passadas que utilizavam as duas vias. A outra alteração importante será a redução do uso de sonorização nas atividades, para que o ruído não venha a atrapalhar todo o bairro.

A edição na Paulista faz parte do projeto Domingos de Lazer - Encontros com a Cidade, que está em fase de estudos de locais com potencial para a prática de atividades de lazer, em todas as regiões da cidade. O objetivo é revitalizar áreas públicas e nelas promover atividades aos finais de semana.

A programação foi montada com foco principal na criança e na família. A edição experimental do Domingo na paulista contará com 12 estações, abaixo descriminadas:

ESTAÇÃO ESPORTES
ÁREA: 100m
Futebol de botão, jogos de salão, o Brincalhão com brincadeiras
Duas tendas avaliação médica de glicemia (UNICSUL)

ESTAÇÃO PAULISTA VIVA
ÁREA: 20m
Oficinas de vasos e mudas
Teatro Ambiental, com a presença de um biólogo e seus animais exóticos de estimação (jibóia)

ESTAÇÃO BOM PRA CACHORRO
ÁREA: 18m
Espaço reservado para o seu animal de estimação e serviços de doação de animais (ONG AILA)
ESTAÇÃO YÓGA
ÁREA: 10m
Aulas de yoga ministrados por 25 professoras.

ESTAÇÃO TEATRO DE RUA
ÁREA:10 m
Apresentação peça "De quando Artú, o cavaleiro errante, chegou na estância do cão!" - Grupo Baitaclã

ESTAÇÃO ALEGRIA
Espaço: 14m
01 tobogã e 01 pula-pula
ESTAÇÃO CIDADANIA
Espaço: 10m
Corte de cabelo e manicure (05 pessoas), apresentação de um grupo de Hip Hop e oficinas com pintura de másaras em crianças.

ESTAÇÃO SESC
Espaço: 40m
Jogos e brincadeiras

ESTAÇÃO MÚSICA e BEM ESTAR
Espaço: 14m
Apresentação do grupo Musicordas, do projeto "Acorde para as Cordas", que ensina música pra cidade de Sp desde 1996.
Aula de tai chi chuan
Apresentação de um grupo de hip hop

ESTAÇÃO SEC. VERDE E MEIO AMBIENTE
Espaço: 4m
Divulgação do Projeto de Arborização da Secretaria.

ESTAÇÃO OFICINAS DE ARTE
Espaço: 6m
Oficinas artísticas realizadas por monitores da Universidade Anhembi Morumbi com argila, pintura facial, palito de pipa, alem de brincadeiras com peão de madeira, jogos de dominó, nariz de palhaço, entre outras atividades.

CANIL DA POLÍCIA MILITAR
Apresentação com cães treinados da Polícia Militar.

INSTITUTO CRIAR DE TV E CINEMA
Irão participar com uma equipe de 05 pessoas - câmeraman, iluminador, operador de áudio, produtor e repórter. Irão percorrer o evento captando as imagens, entrevistando os participantes.

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura