Nova caderneta de saúde será lançada na quinta-feira

A iniciativa faz parte das comemorações do Dia Mundial da Saúde, que terá como tema este ano a saúde da mãe e do bebê.

A Secretaria Municipal de Saúde lança nesta quinta-feira (7/04), a partir das 9h30 horas, a Nova Caderneta de Saúde da Criança. A iniciativa faz parte das comemorações do Dia Mundial da Saúde, que terá como tema este ano a saúde da mãe e do bebê.

O evento será no Hospital Municipal Dr. Ignácio Proença de Gouvêa, recentemente aprovado pelo Ministério da Saúde como "Hospital Amigo da Criança", que está instalado à Rua Juventus, 562 - Mooca.

A caderneta já foi distribuída pelo Ministério da Saúde para toda a rede de hospitais municipais, estaduais, universitários e conveniados ao SUS e, ainda no mês de abril, será apresentada também aos hospitais particulares.

Todos os recém-nascidos a receberão e será um documento importante para o acompanhamento da saúde da criança, desde o seu nascimento até os 10 anos de idade. 

Hospitais Amigos da Criança

Além do Hospital Municipal Dr. Ignácio Proença de Gouvêa, os Hospitais Municipais Tide Setubal (São Miguel Paulista) e Dr. Fernando Mauro Pires Rocha (Campo Limpo), foram aprovados pelo Ministério da Saúde como "Hospitais Amigos da Criança".

Dos 12 hospitais municipais com leitos de obstetrícia, somente dois tinham o título: Maternidade-Escola da Vila Nova Cachoeirinha (2002) e Jardim Sarah (2003). O Hospital Municipal Dr. Cármino Caricchio (Tatuapé), será o próximo a pedir a avaliação do Ministério da Saúde, ainda em 2005.

Esta iniciativa é um esforço mundial para promover e apoiar o aleitamento materno. No Brasil, é desenvolvida pelo Ministério da Saúde em articulação com a Organização Panamericana da Saúde - OPAS e UNICEF. Para habilitar-se, o hospital precisa cumprir os "Dez Passos para o sucesso do aleitamento materno".

Entre eles, destacam-se: ter norma escrita de aleitamento, transmitida para a equipe; ter pessoal capacitado para a assistência à mulher e ao recém-nascido; ter comissão de investigação de óbitos maternos e infantis e ajudar as mães a amamentar e estimulá-las a não usar mamadeiras ou chupetas.

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura