Avenida Sumaré ganha projeto experimental de lazer

Das 9 às 14h, a avenida Sumaré, situada na zona oeste da cidade, terá sua via Pinheiros - Limão interditada, desde o final da Av. Henrique Schaumann, até a altura da Praça Márcia Mammana, totalizando pouco mais de 800 m de área livre para o lazer do paulistano.

A Prefeitura de São Paulo, por meio de sua Secretaria de Esportes e da Anhembi Turismo e Eventos, promove neste Domingo (10/04) uma edição experimental do projeto "Domingo de Lazer na Sumaré".

Das 9 às 14h, a avenida Sumaré, situada na zona oeste da cidade, terá sua via Pinheiros - Limão interditada, desde o final da Av. Henrique Schaumann, até a altura da Praça Márcia Mammana, totalizando pouco mais de 800 m de área livre para o lazer do paulistano.

A intenção principal deste piloto é medir a aceitação e o impacto do projeto para a região, por meio da realização de pesquisas de satisfação com freqüentadores, moradores e motoristas que utilizam a via.

No ano passado, projeto semelhante foi realizado no local, durante quatro domingos. As pesquisas realizadas na época se ativeram, exclusivamente, a entrevistar os freqüentadores. O projeto só terá continuidade, com este formato e neste local, caso a comunidade realmente o queira.

A proposta do projeto "Domingo de Lazer na Sumaré" é deixar o máximo de espaço livre para o pedestre, que terá a opção de andar de bicicleta, caminhar ou praticar esportes. Vale ressaltar que não haverá atividades com uso de sonorização.

Em alguns pontos, espalhados pela avenida, os usuários da Sumaré contarão com atrações, sempre voltadas ao lazer e esporte. Estão programadas atividades em parceria com universidades, organizações não governamentais e Sesc Pompéia, que proporcionarão brincadeiras de rua, animação, palhaços, oficinas de construção de brinquedos, boneco gigantes de pano, prática de esportes e até aulas de lançamento de bumerangue. Monitores acompanharão atividades esportivas como caminhadas e alongamento.

As crianças contarão, além do Ônibus Brincalhão, com uma área destinada a infláveis de grande porte. Os adolescentes também terão seu espaço, com rampas de skate.

Mas a maior parte da área ficará livre, para que os usuários possam decidir o uso que farão do local. Para os que não quiserem levar a bicicleta de casa, haverá possibilidade de locação do equipamento.

Esta é a terceira grande intervenção de iniciativa da Prefeitura de São Paulo na região central, objetivando transformar espaços públicos em opções de lazer gratuito ao paulistano. O Domingos de Lazer na Sumaré faz parte do projeto Domingos de Lazer - Encontros com a Cidade, que está em fase de estudos de locais com potencial para a prática de atividades de lazer, em todas as regiões da cidade.

Um projeto ambicioso, que envolve diversas secretarias municipais (Esporte, Verde e Meio Ambiente, Assistência e Desenvolvimento Social, Educação e Subprefeituras), além da Anhembi, universidades e parceiros da iniciativa privada. O objetivo é revitalizar áreas públicas e nelas promover atividades aos finais de semana.

Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura