Projeto experimental na Sumaré reúne mais de 6 mil pessoas

A intenção principal deste piloto, que deverá se repetir no dia 24, foi medir a aceitação e o impacto do projeto para a região, por meio da realização de pesquisas de satisfação com freqüentadores, moradores e motoristas que utilizam a via.

Cerca de 6 mil pessoas, segundo a Polícia Militar, participaram na manhã do domingo (10/04) do projeto experimental do "Domingo de Lazer na Sumaré".

O programa realizado pela Prefeitura de São Paulo, por meio de sua Secretaria de Esportes e da Anhembi Turismo e Eventos, ocupou das 9h às 14h cerca de 800m da via Pinheiros - Limão da avenida Sumaré, situada na zona oeste da cidade, desde o final da Av. Henrique Schaumann, até a altura da Praça Márcia Mammana.

A intenção principal deste piloto, que deverá se repetir no dia 24, foi medir a aceitação e o impacto do projeto para a região, por meio da realização de pesquisas de satisfação com freqüentadores, moradores e motoristas que utilizam a via.

No ano passado, projeto semelhante foi realizado no local, durante quatro domingos. As pesquisas realizadas na época se ativeram, exclusivamente, a entrevistar os freqüentadores. As pesquisas deverão estar prontas no início da próxima semana, quando a continuidade do projeto será definida.

A proposta do projeto "Domingo de Lazer na Sumaré" é deixar o máximo de espaço livre para o pedestre, que teve a opção de andar de bicicleta, caminhar e praticar esportes. Vale ressaltar que não houveram atividades com uso de sonorização. Em alguns pontos, espalhados pela avenida, os usuários da Sumaré contaram com atrações, sempre voltadas ao lazer e esporte.

Todas as atividades foram desenvolvidas em parceria com universidades, organizações não governamentais e com o Sesc Pompéia, que proporcionaram brincadeiras de rua, animação, palhaços, oficinas de construção de brinquedos, boneco gigantes de pano, prática de esportes e até aulas de lançamento de bumerangue.

As crianças contaram, além do Ônibus Brincalhão, com uma área destinada a infláveis de grande porte. Os adolescentes também tiveram o seu espaço, com rampas de skate.

Esta é a terceira grande intervenção de iniciativa da Prefeitura de São Paulo na região central, objetivando transformar espaços públicos em opções de lazer gratuito ao paulistano.

O Domingos de Lazer na Sumaré faz parte do projeto Domingos de Lazer - Encontros com a Cidade, que está em fase de estudos de locais com potencial para a prática de atividades de lazer, em todas as regiões da cidade.

Um projeto ambicioso, que envolve diversas secretarias municipais (Esporte, Verde e Meio Ambiente, Assistência e Desenvolvimento Social, Educação e Subprefeituras), além da Anhembi, universidades e parceiros da iniciativa privada. O objetivo é revitalizar áreas públicas e nelas promover atividades aos finais de semana.

Clique aqui e confira outras notícias no Portal da Prefeitura.